O Supermartech foi o grande Fórum de Inovação para o Varejo da América Latina, voltado para todos os profissionais do mundo do consumo de massa nas áreas de comercial, suprimentos, operação, dados e TI. Representantes dos mais relevantes varejistas, startups e empresas de tecnologia estiveram presentes na primeira edição, que foi 100% digital.
No evento, realizado no fim de 2021, os grandes players do setor, como Chantal Goldschmidt, diretora comercial da Unilever Chile, Arturo Perez Wong, diretor geral da L’Oréal Chile e Sergio Della Maggiora, CEO da Teamcore, compartilharam tendências e ideias sobre como será a loja do futuro. Confira alguns dos tópicos:
1. Varejo de crescimento para a loja perfeita
Esta metodologia, permite conectar informação, imediatismo, ação e visibilidade. Conta com a tecnologia para ter um relacionamento eficiente com clientes e lojas físicas e digitais. Dessa forma, é possível acompanhar os clientes em cada um dos momentos da cadeia de entrega de valor, gerar relacionamentos de confiança de longo prazo e combater a perda de vendas.
2. Desafios do e-commerce
O comércio eletrônico no varejo cresceu quase 250% desde 2020. No entanto, mais de 30% dos produtos não disponíveis no canal digital estão nas gôndolas dos pontos de venda físicos. Nesse sentido, o e-commerce traz novos desafios, pois o consumidor está ainda mais exposto a diferentes canais. Portanto, é possível que uma empresa tenha uma execução impecável no ponto de venda, mas se o cliente não encontrar o produto que deseja na loja digital, ele comprará outro que está a um clique de distância.
3. Omnichannel: o objetivo
Trata-se de como fazer com que o cliente perceba que a empresa sempre o ouve e está em todos os canais necessários para responder às suas necessidades.
4. Desenvolvimento de poderes de automação
O uso de inteligência artificial substituirá as responsabilidades operacionais dentro da loja, para investir esse conhecimento e energia no desenvolvimento da estratégia de negócios.
5. Sustentabilidade em suas três dimensões: ambiental, social e econômica
Segundo os palestrantes do Supermartech, aplicar a sustentabilidade na projeção da loja permite a geração de valor compartilhado, de modo que o ponto de venda se torne um dos eixos da experiência do cliente. Isso não implica trabalhar exclusivamente por compromissos sociais ou ambientais. Trata-se de demonstrar como cada ação da organização tem um impacto positivo.
Fonte: Teamcore