Assim como a variedade de produtos lácteos nos supermercados é ampla, com iogurte, bebida láctea, leite fermentado, queijo, requeijão, cream cheese, leite condensado, creme de leite, entre outros, as oportunidades de crescimento são múltiplas ao adotar o gerenciamento por categoria (GC).
Para a Frutap, o GC ganha importância na medida em que o shopper passa a ser o centro de estratégia empresa. “Com um GC eficiente, levando em consideração fatores como tipo e perfil do PDV, layout, espaço disponível, precificação adequada e execução, buscamos levar para cada loja o mix adequado para o shopper”, afirma Luiz Henrique de Oliveira, diretor comercial da Frutap.
No canal supermercadista, a Frutap trabalha com itens como: iogurte, iogurte grego, leite fermentado, queijo petit suisse, sobremesa láctea, bebida láctea, requeijão e manteiga. Para apoiar o varejo, a companhia direciona o mix de acordo com o perfil de cada rede, além de orientar o planograma, revisando a performance do portfólio e ações a cada seis meses.
Para otimizar o GC, Oliveira dá umas dicas: medir a performance por categoria, fazer a destinação adequada de espaços, e executar o planograma de acordo com o produto. “Também recomendamos a destinação correta de produtos similares, como iogurtes e bebidas lácteas, para que o shopper consiga identificar com facilidade cada um deles. Além disso, fazer o posicionamento de forma lógica na gôndola levando em consideração tiers de preço”, diz o executivo.
Segundo o executivo, a Frutap vem ampliando seu portfólio para estar presente em todos os momentos de consumo dos clientes. Recentemente, lançou o Pudim 100g, e ampliou a linha de leite fermentado com o lançamento do sabor morango nas versões 850g e 170g. Em iogurtes líquidos, a novidade é a garrafa de 1.250g nas opções frutas vermelhas e açaí com morango. Para o público infantil, a empresa planeja o lançamento de dois SKUs da linha Patati Patatá, bem como a campanha com o slogan “Um mundo de sabor e diversão com Frutap e Patati Patatá.”