Para ganhar destaque nos pontos de venda sobre as marcas concorrentes, especialmente nos supermercados, o marketing sensorial é uma das ferramentas mais usadas pela indústria. Principalmente por marcas que lançam produtos e precisam apresentá-los para o consumidor já que dificilmente isso acontece nas gôndolas no primeiro momento. Hoje, a tecnologia consegue contribuir ainda mais com o marketing sensorial feito pelas marcas nos pontos de venda.

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Murilo Pinto, diretor comercial da Mantiqueira Brasil, ressalta que o motivo que levou a marca a desenvolver um Circuito de Degustação pelo Brasil é mostrar pro cliente o quanto o produto é diferente. “À medida que as pessoas consomem mais ovos, elas reparam na consistência da clara, na cor da gema, na rigidez da casca, ou seja, elas conseguem perceber atributos de qualidade e limpeza”, diz.

O circuito de degustações da Mantiqueira acontece nas redes varejistas Pão de Açúcar, Prezunic, Bretas e Shibata, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Em cada loja, a Mantiqueira oferece lanches feitos com ovos, omeletes e ovos mexidos, para os consumidores. 

Tecnologia e aplicação no e-commerce do marketing sensorial

Mas, a ação sensorial não fica apenas na degustação e instiga outros sentidos de quem participa da ação da marca. “Além do lanche, temos óculos de realidade virtual que levam o cliente para dentro de um dos galpões de produção dos nossos ‘Happy Eggs’. A tecnologia permite que cada pessoa possa estar no meio das galinhas, no ambiente que elas produzem os ovos usados na degustação”, explica.

Para Renan Mota, Co-CEO da Corebiz, visão, tato, olfato, audição e paladar estão estritamente relacionados às experiências do ser humano e o marketing sensorial só precisa despertar um dos cinco sentidos para envolver o consumidor em uma experiência de sucesso. “Nada impede de instigar essas sensações com outros recursos que possibilitam aproximar a marca dos consumidores no ambiente digital. Apostar na personalização de compras ativando emoções passou a ser uma estratégia certeira”, acredita.

De acordo com Mota, o marketing sensorial pode ser aplicado ao e-commerce, por exemplo, a partir do poder da descrição, principalmente para marcas de produtos alimentícios e de uso pessoal. “Caprichar na descrição dos produtos, como textura, consistência, sabor e aroma, compensa a falta do tato, olfato e paladar. O visual do e-commerce é extremamente relevante e playlists podem causar sensações agradáveis e familiaridade com a marca. Apostar em imagens de alta qualidade e usar a realidade virtual e realidade aumentada potencializam o marketing sensorial nos e-commerces”, completa o Co-CEO da Corebiz.

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