As festividades, as tradições do período e os bons números de empregos no estado são alguns dos motivos que levam os supermercadistas mineiros a esperarem uma boa movimentação nas lojas no fim de ano. As expectativas são de aumento da demanda dos consumidores em +6,7% na comparação com o mesmo período de 2022, considerando todo o mix da loja.
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Esse é o resultado de um levantamento feito pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) entre os dias 29 de setembro a 11 de outubro, junto às empresas nas diversas regiões do estado, com o objetivo de conhecer as tendências e as expectativas de consumo neste final de ano, especialmente no Natal.
As projeções para o período estão próximas do que apontou a mesma pesquisa no ano passado (+8,5%), mas com um diferencial relevante: em 2022, a Copa do Mundo de Futebol no Catar foi realizada no final do ano e contribuiu para elevar ainda mais as expectativas de demanda no setor.
Como base de comparação, a pesquisa adota todo o mês de dezembro, já que muitas famílias têm por hábito antecipar as compras. O maior movimento, no entanto, é esperado mesmo na semana que antecede o Natal – que neste ano será na segunda-feira, prolongando assim o final de semana.
Por categorias de produtos, o consumo deverá ser 7,20% maior em cervejas diversas e 5,61% em carnes diversas (exceto aves). Já em panetones, a expectativa de consumo é de 5,43%, e vinhos, de 6,4% (quadro).
Preços
Outra boa notícia é que a maioria dos supermercadistas respondentes da pesquisa afirmou que, de forma geral, os preços deverão estar abaixo do que foi praticado no ano passado, já que as projeções de inflação são de índices menores. Em 12 meses, até setembro, está em 5,19%. Em 2022, estava em 7,17% – medida pelo IPCA/IBGE.