O mês de outubro é um dos mais importantes e estratégicos para o varejo. O Dia das Crianças é o principal chamariz do período e diversas marcas da indústria aproveitam para ativar ainda mais seus produtos voltados para o público infantil. Mas, o décimo mês do ano também traz uma data que se torna cada vez mais estratégica para a indústria varejista, o Halloween. Fini e Mars, por exemplo, são marcas que ativam seus portfólios para gerarem mais oportunidades de vendas nos supermercados.

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De acordo com Camila Couto, diretora executiva de shopper marketing da Global The Fini Company, outubro é o segundo mês mais importante do ano para a categoria porque o fluxo de consumidores nas lojas se intensifica por conta das duas sazonalidades. “O Dia das Crianças somado ao Halloween constroem uma agenda lúdica e divertida no ponto de venda. A Fini, juntamente com o varejo, vem trabalhando fortemente nesses dois momentos e intensificando as ações. Além do crescimento de vendas de cerca de 30% em momentos sazonais como esse, as ações também têm como objetivo aumentar a penetração de lares brasileiros. Isso para nós, do segmento de guloseimas, é fundamental por sermos uma categoria de impulso”, explica.

Segundo a executiva da Fini, além do mix de produtos em formatos e tamanhos conhecidos pelos consumidores, para este ano a marca lançou o MarshBoo, um marshmallow que imita uma abóbora de Halloween, um dos principais símbolos desta data. “Um ponto importante de contribuição do varejo com a marca é a disponibilização de espaços para execução dos nossos materiais de visibilidade, além do volume de produtos em loja. Sabemos da importância de ter uma loja perfeita e de oferecer ao shopper o sortimento que ele busca, e esse alinhamento com os nossos clientes em datas estratégicas é fundamental para o crescimento das vendas”, afirma Camila Couto.

Balas, displays e visibilidade nas lojas 

Para Carla Marconcini, gerente de marketing da marca M&M’S e Skittles, ambas da Mars, a loja é o ponto mais importante de interação com o consumidor de balas ao proporcionar a experiência da categoria, onde o consumidor pode navegar e interagir com a gôndola explorando variedades, tamanhos e sabores. “Neste Halloween, é na loja que queremos mostrar o diferencial da Skittles, que já é uma marca muito forte no Halloween nos Estados Unidos, e está começando agora a ser mais intencional no Brasil nessa época já que a data ajuda a dar destaque para o mercado de balas”, diz.

Ricardo Cruz, gerente de vendas da Mars, a marca busca executar as ações com os parceiros que já costumam ativar esta sazonalidade em seus calendários para potencializar o efeito em toda a categoria. “Além de comparar as vendas entre lojas com ação de Halloween e as demais, monitoramos a interação de clientes e consumidores durante e após a campanha, para entender se a ativação foi relevante e se trouxe algo especial para quem viu e comprou. Neste período, os itens que mais se destacam são as embalagens de consumo individual e, por isso, incentivamos a execução destes itens nos displays, nos materiais de comunicação e no calendário promocional dos clientes”, conta.

Para a Fini, o Halloween já faz parte do calendário promocional da marca e é um dos motivadores para a inovação no portfólio de produtos da marca. “Formatos, embalagens e, também, nos materiais de merchandising. Esse ano, por exemplo, a demanda de mercado que tivemos pelo Marshboo foi 121% maior do que nossa expectativa de faturamento. Incrementamos em 74% nosso investimento em material e, para 2024, já desenhamos itens novos e uma verdadeira invasão de visibilidade nas lojas”, completa Camila Couto, diretora executiva de shopper marketing da Global The Fini Company.

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