O GPA, grupo varejista detentor das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, divulgou os resultados de terceiro trimestre de 2023. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 333 milhões com margem de 7,0%, apresentando evolução de 0,7 p.p. comparado ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o 3T22, a margem foi 1,2 p.p. maior.
LEIA TAMBÉM
GPA receberá R$ 790 milhões por venda da participação na rede varejista Éxito
GPA inaugura Pão de Açúcar Fresh em Arujá (SP)
Receita bruta das operações do Grupo atingiu R$ 5,1 bilhões, apresentando crescimento de 10% comparado ao mesmo período do ano anterior. O resultado se deu principalmente pelo crescimento de 11,6% da bandeira Pão de Açúcar e do segmento de proximidade, na bandeira Minuto Pão de Açúcar, com 21,7%.
“Os resultados que apresentamos nesse terceiro trimestre demonstram a continuidade da evolução positiva dos nossos negócios, de maneira sequencial e consistente. Um ano e meio após o início do processo de turnaround, registramos forte crescimento das vendas mesmas lojas, com destaque para o Pão de Açúcar e Proximidade, com ganhos contínuos de market share em todos os formatos e forte aceleração do e-commerce – com 15% de crescimento da receita e aumento da margem de contribuição em relação a 2022”, declara o CEO do GPA, Marcelo Pimentel.
Na bandeira Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas cresceram 7,2%. De acordo com a companhia, esse crescimento foi impulsionado pelo volume, já que houve forte deflação em alguns itens alimentares (carne, leite, óleo, feijão, entre outros). Assim como no 2T23, a categoria de perecíveis foi o grande destaque, impulsionado por FLV (frutas, verduras e legumes) e açougue. É atribuído este resultado, pelo Grupo, às medidas implementadas pelo projeto refresh, que promoveu uma melhora do sortimento mantendo a competitividade.
Na bandeira Extra Mercado, o aumento de vendas mesmas lojas foi de 2,5%, em linha com os últimos trimestres. O
destaque foi o crescimento do volume de perecíveis, que mitigou o forte impacto da deflação de itens básicos.
Expansão
O foco atual do projeto de expansão do GPA é o formato de proximidade, com a bandeira Minuto Pão de Açúcar. Está bandeira já possui formato maduro e com maior potencial de capilaridade, prevendo o adensamento e verticalização da cidade e região metropolitana de São Paulo.
No terceiro trimestre deste ano foram inauguradas 20 lojas, sendo: 18 no formato proximidade, 17 da bandeira Minuto Pão de Açúcar e uma da bandeira Mini Extra; e duas da bandeira Pão de Açúcar, uma localizada na cidade de Atibaia (SP), primeira loja na região, e outra na cidade de Sorocaba (SP).
Para o próximo trimestre, a companhia projeta abrir mais uma loja Pão de Açúcar, na cidade de Itu (SP).
PARABÉNS AO GPA, EMPRESA SÓLIDA, CONSISTENTE, SUAS LOJAS TEM UM AMBIENTE AGRADAVÉL E GOSTOSO DE FAZER COMPRAS. AOS SEUS DIRETORES E PRESIDENTE MEUS PARABÉNS.