O gigante do segmento Cash & Carry, Assaí Atacadista, registrou lucro líquido de R$ 185 milhões no terceiro trimestre de 2023, com margem de 1,1%. No acumulado do ano, o lucro atingiu R$ 413 milhões, com margem de 0,9%. De acordo com a companhia, o grande volume de lojas em fase de maturação e as elevadas taxas de juros impactaram de forma significativa o lucro e a margem líquida.
LEIA TAMBÉM
Assaí Atacadista expande atuação no Paraná
Assaí Atacadista reinaugura loja em Bauru (SP)
O faturamento da companhia cresceu 22%, além de totalizar R$ 18,5 bilhões de receita bruta, com significativa contribuição da expansão. O Assaí Atacadista conquistou a maior penetração nos lares e está presente em 1 a cada 4 domicílios brasileiros.
“A pesquisa NielsenIQ Homescan mostrou que somos a rede alimentar mais presente nos lares brasileiros. Nosso modelo diferenciado continua mostrando sucesso. No trimestre, tivemos crescimento de vendas acima de 20% e ganhos relevantes de market share. Mesmo em um contexto de alto investimento, geramos R$ 9,4 bilhões de caixa operacional desde 2021, o que evidencia a maturação acelerada das lojas convertidas de hipermercados. Chegamos à sua fase final, com 90% das lojas convertidas em operação”, declara Belmiro Gomes, diretor presidente do Assaí.
Expansão avançada do Assaí Atacadista
O Assaí encerrou o trimestre com 276 lojas em operação e uma área de vendas cerca de 1,4 milhão de m². Nos últimos 12 meses, foram inauguradas 52 lojas, o que representa um crescimento da área de vendas de 29%.
Durante o trimestre, foram inauguradas 4 conversões de hipermercados em estados das regiões Sudeste (RJ, SP, MG) e
Nordeste (CE). De acordo com a companhia, o processo de conversões está em fase final e totaliza, até o momento, 59 lojas convertidas das 66 lojas adquiridas.