O frigorífico FriGol encerrou o terceiro trimestre com receita líquida de R$ 781 milhões, com alta de 3,6% em relação ao segundo trimestre deste ano, e lucro líquido de R$ 13 milhões. De acordo com balanço divulgado pela companhia na última segunda-feira (6), o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 48 milhões, com margem de 6,2%.
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De acordo com a companhia, o número de abate aumentou 21% na comparação com o terceiro trimestre de 2022, refletindo os investimentos realizados no primeiro semestre deste ano para a ampliação da capacidade produtiva nas três plantas de bovinos da companhia, localizadas em Lençóis Paulista (SP), Água Azul do Norte e São Félix do Xingu (PA).
“Os investimentos que fizemos no aumento de produção possibilitaram ganhar mais eficiência e contribuíram para termos um período de margens positivas, tanto no mercado interno quanto externo, com o melhor Ebitda do ano”, celebra Eduardo Miron, CEO da FriGol.
“Apesar de volume de abate superior, as receitas foram reduzidas pela precificação de venda da carne que sofrem impacto pela queda no preço da arroba. Além disso, a demanda do mercado chinês e o dólar mais baixo, ante o mesmo período do ano passado, também impactaram a receita com exportações, que mesmo assim representaram 54% das vendas no período”, complementa o CFO da FriGol, Eduardo Masson.
No comparativo com o terceiro trimestre de 2022, a receita líquida registrou queda de 18%, o lucro líquido ficou 59% abaixo e o Ebitda 27% menor. Por outro lado, a dívida líquida foi reduzida em R$ 25 milhões, uma queda de 9%. A companhia encerrou o terceiro trimestre com caixa de R$ 306 milhões, 26% maior do que o registrado ao fim do segundo trimestre.
Novos mercados
Recentemente, a FriGol fechou as primeiras vendas para Singapura e Indonésia, países para os quais conquistou habilitações no início deste ano.
Singapura e Indonésia fazem parte do bloco de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que tem uma população de cerca de 700 milhões de pessoas e tem sido visto com grande potencial para a companhia. O próximo passo do frigorífico é buscar habilitações para Filipinas e Malásia.
No mercado interno, o foco está na expansão das vendas de produtos de maior valor agregado, entre eles o projeto Açougue Completo FriGol, que teve seis novas lojas inauguradas no terceiro trimestre.