No período de pandemia e isolamento social, os supermercadistas precisaram buscar alternativas para chegar até o cliente. A digitalização foi umas das soluções. Porém, mesmo após a vacina, o consumidor tem preferido cada vez mais realizar as compras de supermercado por meio de aplicativos e sites. Um levantamento realizado pela Linx, empresa de tecnologia para o varejo, a partir de informações da solução Mercadapp, plataforma de vendas online, mostrou crescimento de 39,64% no número de pedidos em relação a 2020. Houve aumento de 33,99% na receita das vendas no mesmo período.
No comparativo semestral, o número de pedidos de janeiro a junho de 2021 cresceu 58,39% em relação ao mesmo período de 2020. Sobretudo, julho a dezembro, a taxa de crescimento foi de 23,9%. Os meses que tiveram mais pedidos foram março, abril e maio. O grande destaque vai para março, que na comparação ao ano anterior, obteve crescimento de 158,4%.
“Essa alta no primeiro semestre de 2021 pode ser explicada pela iminência do aumento de casos de Covid-19, quando as restrições passaram a endurecer novamente, fazendo com que houvesse um salto no fluxo de pedidos online. Já o percentual do segundo semestre não significa que o setor decaiu, pelo contrário, continuou crescendo no comparativo mensal com 2020, só de forma menos intensa, com o fim definitivo de restrições no comércio”, afirma Gabriel Gurgueira, diretor da Mercadapp na Linx.
Boa noticia e deve ser um sucesso na recuperação e alternativas para melhorar o faturamento, entendo que tendo em vista esses números de crescimento, a tendencia de consumo nesse formato seja aumentar, o consumidor busca sempre alternativas que tragam comodidade e ganho de tempo para outros afazeres, principalmente as donas de casa de trabalham fora e que podem programar suas compras, recebe-las ao chegar, evitando assim ter que passar no supermercado após o expediente de trabalho, ter mais tempo para o descanso e estar mais com a família.