A PepsiCo anunciou o uso de material UBQ™, desenvolvido pela startup israelense de mesmo nome, em um palete sustentável que utiliza lixo doméstico em sua composição. Durante o processo de fabricação do material UBQ™, os resíduos são redirecionados e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) são evitadas o que faz parte do objetivo global de alcançar as emissões de carbono Net-Zero até 2040.
O material UBQ™ é um termoplástico de base biológica, produzido 100% a partir de lixo urbano, incluindo mix de plásticos, papel, papelão e orgânicos. Ele é adequado para substituir plásticos convencionais em várias aplicações duráveis.
Neste projeto inicial, a implementação do material economiza o equivalente a 6.500 kg de emissões de GEE e inclui a fabricação de 830 paletes ecológicos. Mais de 739 kg de resíduos serão retirados de aterros sanitários e transformados em um material útil. Os paletes são desenvolvidos no Brasil, pela empresa parceira Ecoboxes Embalagens Plásticas, especializada em soluções voltadas para sustentabilidade e economia circular.
“Essa inovação é bastante empolgante para a PepsiCo porque nos ajuda em nossa jornada por materiais que substituam o plástico virgem e ao mesmo tempo atuem na redução de gases de efeito estufa. Além disso, este é um material diferenciado por representar uma alternativa à cadeia como um todo, principalmente no que se refere à coleta, triagem, transporte e disposição final em aterros.”, afirmou Raphael Cyjon, Diretor Sênior de Operações da PepsiCo LatAm.