A Dotz, empresa de tecnologia que desenvolve análise de dados de consumo, constatou diminuição no número de itens por cesta de compra. O brasileiro que adquiria 19 produtos por compra em janeiro de 2021, passou levar para casa 17 no mesmo período de 2022. A queda foi de 8%.
Esse dado ocorreu por conta do aumento do preço médio por produto, que fez o consumidor pagar 13% a mais nos itens, na mesma comparação entre períodos.
“Com este estudo da Dotz, pudemos observar que o consumidor está gastando mais dinheiro, mas levando menos produtos para casa. O ticket médio cresceu 4%, chegando a um gasto de aproximadamente R$ 130 por compra, em razão do aumento de preços, decorrente de inflação e outros efeitos”, conta o CEO da empresa, Roberto Chade.
Isso mostra que a alta de preços impactou diretamente no comportamento de compra e consumo dos clientes. O reflexo dessa mudança é um crescimento de faturamento do setor em torno de 7%, inferior a inflação do período.
O iogurte apresentou a maior redução na quantidade de itens por cesta das categorias analisadas, contendo alta de 32% no seu preço médio.