A Zona Sul, rede de supermercados presente na capital do Rio de Janeiro, está expandindo o uso do pagamento por reconhecimento facial para nove de suas lojas físicas. Com isso, 200 mil clientes do varejista contarão com a tecnologia, que chegará a 145 PDVs ainda no primeiro semestre de 2022.
A solução da startup Payface permite que o consumidor se identifique no programa de fidelidade da rede para ter acesso a ofertas e benefícios exclusivos e até mesmo pague sem cartão ou celular. Para utilizar, o usuário baixa gratuitamente o aplicativo da Payface no seu celular e cadastra seu rosto e suas formas de pagamento. Para pagar, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a identificação com o rosto no início do processo de checkout.
“Temos nossas lojas pensadas para trazer o que há de mais moderno no mercado varejista e a tecnologia de reconhecimento facial é uma grande tendência que já visualizamos. Estamos sempre buscando melhorias para que os clientes, além de produtos e serviços de qualidade, também tenham ótimas experiências de compra”
A startup detém certificado de PCI Compliance, que atesta que a empresa siga as regras de segurança necessárias no processamento de dados de cartão, e ainda utiliza o método de liveness detection, permitindo que a tecnologia diferencie o rosto de uma pessoa real de uma foto, de um vídeo ou até da máscara do usuário.
“A expansão do uso da nossa solução pelo Zona Sul mostra que os benefícios desse formato já estão sendo notados em massa pelo público. As pessoas estão buscando mais praticidade e segurança na experiência de compra offline”, afirma. O Rio de Janeiro é a primeira cidade, entre as oito em que a Payface atua, a contar com mais de um estabelecimento com a solução. A startup opera desde 2018 e está no Rio desde julho de 2021.” afirma Eládio Isoppo, cofundador e CEO da Payface.