A NRF 2022 foi palco de mais de uma centena de palestras. As palestras realizadas no palco principal são sempre muito esperadas por trazer os líderes de alguns dos principais varejistas mundiais. E neste ano não foi diferente.
Como destaque, tivemos a participação dos CEO´s John Furner, do Walmart US, Brian Cornell, da Target e Vivek Sankaran, da Albertson´s. As três empresas têm em comum o fato de estarem entre os maiores em vendas de alimentos dos Estados Unidos. Extraímos os pontos com maior relevância oferecido em cada uma das palestras.
John, do Walmart, destacou a importância do varejo ter foco em servir ao consumidor. Deve ter orgulho em servir. E ressaltou que o cliente que está em constante transformação e suas necessidades são diferentes das que tinha no passado. Segundo John, precisamos estar atentos à nova jornada de compra, que está evoluindo, mudando e exigindo novas experiências de consumo. Isso vai exigir do varejo uma grande flexibilidade e agilidade em transformar o negócio para melhor servir ao cliente.
Cornell, da Target, também falou da necessidade do varejo ser flexível para se adaptar aos desafios atuais. E para isso, a Target veio se preparando há muitos anos, investindo em infraestrutura, remodelando lojas, conversando com clientes e criando para eles novas experiências de consumo.
Sankaran, CEO da Albertsons, uma das maiores redes de supermercados dos Estados Unidos, ressaltou a importância da loja física como um local de experiência, principalmente nas categorias em que se pode oferecer uma vivência sensorial impossível de replicar no mundo digital, como por exemplo nas categorias de perecíveis. Ele também frisou a necessidade de oferecer uma experiência de check out com o mínimo de atrito.
Em comum, os três CEO´s foram questionados sobre os desafios de enfrentar um período inflacionário que demanda sacrifícios do cliente que perde poder de compra. E as respostas dos 3 CEO´s foram exatamente na mesma direção: Marcas Próprias.
Target, Walmart e Albertson´s encaram suas marcas como um elemento de diferenciação e também de fidelização. “Os consumidores sabem que podem contar com os melhores produtos e que estes vão cuidar de fazer o dinheiro deles render mais”, falou John Furner, do Walmart.
O CEO da Target, Brian Cornell, foi mais além ao salientar que suas marcas, muito além de trazer uma melhor rentabilidade para o negócio, faz com que os clientes tenham uma cesta de compras bem maior em suas lojas. Pelo fato de terem acesso a produtos exclusivos com preços competitivos, esses clientes centralizam suas compras na Target, gastando menos nos concorrentes. O resultado é o aumento nas vendas da rede. Segundo Cornell, a Target vem se preparando há muitos anos com um projeto robusto. Ao se deparar com a pandemia em 2020, a rede estava pronta para oferecer produtos de alto nível, como os que são apresentados com a marca “Good & Gather”.
Quando temos a coincidência de três CEO´s dos maiores varejistas americanos que vendem alimentos concordarem com um assunto tão relevante, devemos ficar atentos. E este assunto, marcas próprias, é um tema que vem despertando a atenção devida cada vez maior dos supermercados brasileiros. Muitos vão vencer, e como disse o Cornell, vão ser aqueles que fizerem o dever de casa.
Antônio Sá é sócio-fundador da Amicci, professor da FGV e apaixonado pelo varejo.