O Dia Mundial da Água (22/03) tem como objetivo conscientizar sobre a importância do uso consciente do bem natural que é fundamental para a sobrevivência. A Tirolez, fabricante nacional de laticínios, revelou que economizou 105 milhões de litros de água nos últimos dois anos. A empresa reduziu o consumo em 49,8 milhões de litros de água.
“A redução considerável é resultado de iniciativas vencedoras, que consistem no reaproveitamento de água do soro, dos processos de tratamento de água das caldeiras e várias outras pequenas melhorias fabris, que reduziram a demanda das fontes naturais. Como referência, no ano passado, a Tirolez recuperou em média 1.300m³ (metros cúbicos) por mês de água do soro nas unidades de Tiros e Arapuá, em Minas Gerais” afirma João Vitor Ferreira, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da indústria.
O resultado é fruto de ações que se iniciaram entre os anos de 2018 e 2019, quando a Tirolez decidiu investir no reaproveitamento de água do soro do leite e em programas internos de redução do desperdício de água. Uma parte do soro, que é gerado na fabricação de queijo, é concentrado e vendido como matéria-prima para outros processos produtivos.
“Com esses reaproveitamentos, há a redução da pressão sobre as fontes naturais, como rios, nascentes e poços. Além disso, os volumes reaproveitados deixam de ser lançados como efluentes industriais no meio ambiente, o que torna as iniciativas fundamentais do ponto de vista de ESG”, conclui Ferreira.