Recentemente, a SuperVarejo divulgou o inicio do seu Canal do Fornecedor. O espaço, dentro da plataforma digital, tem como objetivo fazer com que as empresas da cadeia de abastecimento e os prestadores de serviço apresentem seus produtos, dicas, notícias e possam compartilhar informações úteis para o dia a dia do supermercadista.

A Sovos, empresa global de tecnologia para o Compliance Fiscal, estreou o Canal do Fornecedor trazendo atualizações semanais sobre as últimas mudanças na legislação. A parceria surgiu da necessidade de munir as empresas do segmento varejista com um conteúdo tributário simples e direto. “O setor supermercadista é um dos segmentos mais complexos e onerosos do cenário tributário no País, porque além da complexidade na quantidade e alterações de normas vigentes, o segmento ainda tem como impositivo um alto volume de parametrizações fiscais, que variam inclusive entre itens de uma mesma categoria. Diante desse cenário, qualquer erro na classificação fiscal, na tributação de seus produtos na entrada ou na saída, atraso ou erro na emissão ou recepção de notas fiscais, bem como no envio das obrigações fiscais exigidas pelo fisco, podem causar autuação e multas que chegam a cifras milionárias”, diz Paulo Zirnberger de Castro, Country Manager da Sovos Brasil em entrevista à SuperVarejo.

As atualizações na legislação tributária brasileira, que tangem as três esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal), acontecem a todo momento. Dados do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) apontam que desde a publicação da atual Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, até 30 de setembro de 2021, em média foram editadas 53 normas tributárias por dia útil no País. “É importante ressaltar, que todas essas alterações diárias da legislação são utilizadas por nossa equipe para criar regras e conteúdo tributário a fim de calcular os tributos dos produtos de nossos clientes. Assim, nossos clientes estão sempre em conformidade com a legislação e se beneficiam também de incentivos fiscais para um eventual ajuste de preços melhorando sua competitividade neste momento de inflação que vivemos.” completa o executivo.

Segundo pesquisa da Sovos Brasil, a digitalização e automação de tributos é capaz de gerar uma economia de até 5% na carga de impostos e de compliance das empresas, hoje em torno de 34% no Brasil. “Uma organização com faturamento de R$ 3 bilhões ao ano, por exemplo, que implemente soluções de tecnologia tributária, pode experimentar economias na casa dos milhões através da correta aplicação da legislação tributária. Por isso, nossa ideia é seguirmos desenvolvendo uma série de iniciativas que forneçam aos nossos clientes e parceiros soluções completas e consultoria especializada para aprimorarem cada vez mais suas respectivas áreas fiscais, essenciais para desenvolverem seus negócios” conclui.

O conteúdo com as atualizações está disponível no Canal do Fornecedor, na sessão da Sovos. Caso o leitor tenha alguma dúvida pelo conteúdo ele pode entrar em contato em https://go.sovos.com/fale-com-a-sovos.html ou pelo e-mail spo-marketing@sovos.com.

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