O primeiro trimestre de 2022 registrou um aumento de 12% no número de pedidos e um salto de 8% na receita total das vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são de um levantamento feito pela Linx, especialista em tecnologia para varejo, a partir de informações da vertical Mercadapp, plataforma de vendas on-line especializada em e-commerce para supermercados.
No entanto, o tíquete médio enfrentou uma queda de 4,72% nos três primeiros meses do ano, somando R$ 207,66, também em comparação ao primeiro trimestre de 2021, que apresentou R$ 217,95. Esse resultado pode ser justificado pela inflação no acumulado de 12 meses até março (+11,3%). “Mesmo com a queda no tíquete médio, ainda enxergamos os resultados como estáveis diante dos fatores externos, pois temos saldos positivos não só na receita, mas também na quantidade de pedidos feitos na plataforma”, explica Gabriel Gurgueira, diretor da Mercadapp na Linx.
O levantamento da Mercadapp também revelou o top 3 da categoria de produtos com mais pedidos na plataforma. Em primeiro lugar está a cerveja do tipo long neck, com 107.061 pedidos, seguida pelos pedidos de óleo de soja (26.864) e de leite em pó (12.082). “Considerando a situação que o consumidor está lidando, ainda é possível ver o impacto que a digitalização tem no comportamento de consumo da população. Já ficou claro que a ação de comprar on-line de supermercados, algo que não era tão comum antes da pandemia, se tornou parte do dia a dia do brasileiro”, afirma Gurgueira.