Com o Dia das Mães se aproximando, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estima faturamento R$ 83,1 bilhões no comércio varejista do Estado de São Paulo. Em termos monetários, a projeção deste ano é de R$ 83,1 bilhões, R$ 1,6 bilhão abaixo do valor observado no mesmo período de 2021, que foi o maior de toda a série histórica iniciada em janeiro de 2008, tendo atingido R$ 84,4 bilhões.
Fortemente impactadas pelo Dia das Mães, atividades de lojas de vestuário, tecidos e calçados (3,2%) e de farmácias e perfumarias (0,6%) tendem a mostrar crescimento. Já no faturamento das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, estima-se queda de 17%, enquanto que para as lojas de móveis e decoração, a redução prevista é de 9,7%. Nos supermercados, por sua vez, as vendas devem diminuir 2,6%, entretanto têm o maior valor bruto projetado.
A previsão é que, no mês, cada família destine R$ 2.973,40 – queda de 4,7% ante maio do ano passado, quando alcançou R$ 3.120,48 – para a aquisição/o consumo nos segmentos que, historicamente, são os mais procurados na data, ou seja, assistência à saúde/beleza, eletrodomésticos e eletrônicos, mobiliários e artigos do lar, vestuário, alimentação e produtos de higiene.