Na última quarta-feira (04), o GPA divulgou seus resultados do primeiro trimestre de 2022 (1T22). Em sequencia do processo de descontinuidade do modelo de hipermercado da rede Extra, o Grupo atingiu o número de R$ 11,1 bilhões de faturamento bruto em suas lojas em que mantém a operação ativa. No 1T22, o crescimento foi de 11,2% comparado ao mesmo período do ano anterior (1T21).
Ainda do GPA, o Grupo Éxito, líder de varejo alimentar na Colômbia, Uruguai e Argentina com mais de 700 lojas, registrou um forte crescimento de dois dígitos nas vendas de 20,8% comparado ao 1T21, com crescimento nos 3 países de atuação, explicado principalmente pelo aumento do tráfego em lojas e pela reabertura econômica com a retomada do turismo. As vendas omnichannel representaram 9,4% das vendas totais do 1T22.
O GPA Brasil está passando por um período de transição, que começou em outubro de 2021 no anúncio da descontinuação das lojas de hipermercados e deve se estender até o final do segundo trimestre “Abrimos o primeiro trimestre do ano em meio a um cenário de transição para os negócios do Brasil, com o processo de encerramento das lojas do formato de hipermercados, que exige uma reestruturação e redimensionamento de todo o nosso negócio. Nosso faturamento bruto consolidado cresceu 11,2%, no conceito mesmas lojas, no 1T, impulsionado especialmente pelos resultados do Éxito nos três países de atuação. No Brasil, a despeito dos desafios do macro cenário, com alta pressão inflacionária e deterioração da renda da população, registramos uma receita bruta em linha com o 1T21” afirma Marcelo Pimentel, Diretor Presidente do GPA em comunicado aos investidores.
A receita bruta de vendas do Novo GPA Brasil (excluindo postos) somou R$ 3,8 bilhões no primeiro trimestre de 2022, em linha com o mesmo período de 2021, impactado por um efeito pontual na ruptura, explicado pelo momento de ajuste na malha logística após os fechamentos dos hipermercados.
Plano de expansão
O GPA continua com seu plano de expansão agressivo. O grupo prevê a abertura de 200 novas lojas até 2024. “Já abrimos, nesse trimestre duas novas lojas – um Minuto Pão de Açúcar e um Pão de Açúcar Fresh. Temos outras 25 unidades em processo de conversão de hipermercados para Pão de Açúcar ou Mercado Extra e aproximadamente outras 40 lojas do Pão de Açúcar em processo de revitalização, com expectativa de inauguração nos próximos meses”, conclui Pimentel.
Muito bom. Trabalhei nesta empresa por vários anos