A pandemia acelerou a transformação digital em vários segmentos, incluindo o varejo. Hoje, as lojas físicas, digitais e híbridas coexistem. A TBNet, operadora de telecom da TecBan, que atua com serviços customizados para o mercado financeiro, varejo e outros segmentos, expandiu a sua atuação no meio varejista e tem ajudado o setor a superar o desafio de garantir serviços de telecom de qualidade, com segurança e velocidade de implementação.
“Mais do que nunca, contar com links de comunicação e de internet, com segurança e qualidade, é essencial. Os varejistas passaram a olhar não mais como despesa, mas como investimento”, pontua Alexandre Coelho, Gerente Executivo da TBNet.
A conexão de alta disponibilidade serve, por exemplo, para que uma transação financeira não seja interrompida. “O LinkBooster TBNet é uma solução 4G baseada em duas operadoras móveis que entrega 99,8% de disponibilidade”, afirma Coelho.
Muitos estabelecimentos ainda possuem link sem redundância ou usam um modem 4G como backup, com o chip de uma operadora específica. No momento de interrupção do link, há risco da perda da conexão e prejuízo financeiro ao negócio. “Na nossa solução, as duas operadoras com melhor sinal na localidade são ativadas no modem. Se cair a operadora A, o aparelho comuta para a segunda, com troca imperceptível para as aplicações. Esta solução performa muito bem tanto como link principal quanto como link backup”, diz o executivo da TBNet.
Antes da Covid-19, a solução já entregava valor aos varejistas na conexão entre pontos comerciais, filiais com escritórios centrais, Data Centers ou serviços em nuvem. Com a nova realidade, outro diferencial ganhou destaque, a velocidade na ativação.
Enquanto uma operadora de telecom tradicional leva em média 60 dias para ativar um novo ponto, a TBNet realiza a instalação de um dia para o outro, sem a necessidade de passagem de cabos ou serviços de alvenaria. Beneficiando, inclusive, o meio ambiente.
Também é preciso maximizar a experiência dos formatos. “Além de garantir acesso aos canais digitais, um serviço de hotspot Wi-Fi ao acessar o portal da loja é interessante, principalmente em lojas autônomas e com self-checkout, que são exemplos das tendências atuais”, explica.
No varejo físico, é preciso pensar no ambiente interno. “No indoor, está aumentando o uso de Wi-Fi comercial. O cliente pode ter a experimentação na loja física, mas não precisa pagar e levar o produto dali e, com isso, o estoque da loja pode ser menor. Através do hotspot, o varejista dá a oportunidade de conexão ao portal para seguir com a compra”, exemplifica Coelho. Com isso, é possível mapear o perfil de consumo. “É um mundo a ser explorado por meio do Wi-Fi Hub TBNet, nossa solução de conexão de internet via hotspot Wi-Fi com portal de clientes personalizado”, complementa.
“Podemos oferecer soluções apartadas ou de forma integrada, sendo a TBNet um fornecedor único para todos os serviços de telecom”, conclui Coelho.
Para saber mais sobre a TBNet e suas soluções, acesse www.tbnet.com.br.