Ainda em 2016, a rede, que possui mais de 30 lojas na capital, Grande São Paulo e interior, iniciou seus investimentos no segmento digital, já com o intuito de melhorar a operação e reduzir custos. Os primeiros resultados não tardaram a aparecer. “Nós tivemos uma redução de 40% do uso de papel na confecção de panfletos entre 2019 e 2021, apenas com o investimento em CRM, com a criação da rede de WhatsApp e as ofertas pelo aplicativo”, afirma Andrey Matos, gerente de marketing da rede. “A nossa visão futurista garantiu às lojas um salto maior à frente do comércio durante a pandemia, focando nos investimentos que oferecem retorno positivo ao consumidor, à sociedade e à própria empresa”.
A rede Barbosa Supermercados continua apostando em estratégias inovadoras, desta vez, focadas na gestão de relacionamento com o cliente baseadas em ESG – sigla em inglês para environmental, social and governance –, também conhecido como tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômica). Uma das principais iniciativas implantadas foi a digitalização do PDV. “O investimento de mais de R$ 300 mil em painéis de LED resultou na redução de banners e em lojas mais limpas”, explica Matos. “Além da preocupação com o meio ambiente, o painel de LED oferece agilidade na hora de divulgar mensagens, sorteios e campanhas institucionais.”
A rede conta com 14 unidades que já utilizam essa tecnologia. Assim como as chamadas lojas conceito, a digitalização dos PDVs físicos para o varejo aparece como prioridade na busca pelo crescimento no mercado. “A publicidade digital no PDV dá uma enorme visibilidade aos produtos e o brilho das imagens assegura maior conexão com o público”, finaliza.