O Pix já é o segundo meio de pagamento mais usado no país e, segundo o Banco Central (BC), registrou mais de 70 milhões de transferências realizadas na primeira sexta-feira de abril, devido ao Dia das Mães. Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara — ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas —, lista os principais benefícios do uso do meio de pagamento nas lojas virtuais.
”Além de ampliar o público, já que promove inclusão financeira, o Pix reduz custos operacionais, tem maior taxa de conversão e traz facilidades que se refletem em uma experiência de compra positiva para o cliente. Tudo isso implica em mais resultados com vendas e fidelização”, avalia Eric.
1. Redução de custos
As transações com Pix requerem poucos intermediários, já que o vendedor e o consumidor são integrados diretamente pelo Banco Central. Nesse caso, há menos complexidade no processo de compra e os custos operacionais são reduzidos quando comparados aos custos envolvidos nas transações com cartões de crédito e débito.
2. Maior taxa de conversão
Diferentemente dos boletos bancários, o pagamento via Pix é confirmado imediatamente, não havendo risco de inadimplência.
3. Disponibilidade
Diferentemente dos pagamentos feitos via cartão de crédito, débito e boletos, os comerciantes e lojistas recebem o pagamento pela venda feita via Pix no momento da transação.
4. Segurança ao vender
Os protocolos de segurança estabelecidos pelo Banco Central protegem as informações compartilhadas entre vendedor e cliente nas transações via Pix. Criptografia de ponta e sistemas de autenticação evitam fraudes e prejuízos.
5. Checkout ágil
A finalização das compras nas lojas virtuais também se torna mais rápida e essa agilidade faz diferença na experiência do consumidor. O Pix agiliza esse processo, com QR Code ou chave copia e cola, e o cliente paga pelo produto com rapidez e facilidade.
6. Competitividade
Por fim, o resultado de todos os benefícios citados anteriormente é uma maior competitividade para o e-commerce, graças à redução de custos e uma maior conversão de vendas. Com o Pix, as chances dos pequenos e médios empreendimentos deslancharem são maiores, pois passam a ter mais acessos, ampliam seu público potencial e, consequentemente, vendem mais.