Em comparação com março, abril teve um aumento de 1,71% no preço dos itens de cesta básica no e-commerce da região metropolitana de São Paulo. Os dados são da Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, que revelou que, dos 13 itens disponíveis em cinco grandes plataformas supermercadistas que atuam na região, o consumidor precisou desembolsar R$ 707,79 ante R$ 695,92 no mês anterior.
Dos itens pesquisados, a maior alta foi do feijão carioca (7,6%), seguido do litro do leite integral (6,1%), da carne bovina (3,8%), do arroz (3,3%) e do tomate (2,1%). No mesmo período, houveram quedas de preço para o sal refinado (-10,3%), à banana (-10,0%) e ao pacote de meio quilo de café em pó (-2,5%). A batata também ficou levemente mais barata, com baixa de 0,8%.
“A nossa pesquisa feita exclusivamente no e-commerce confirma a disparada dos preços já identificada pelo IPCA (inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, nosso levantamento mostra especificamente a evolução da inflação na categoria alimentos e em uma área econômica em particular, no caso, São Paulo. Nossa pretensão é, futuramente, fazer esse mesmo acompanhamento no comércio eletrônico de outras regiões metropolitanas”, explica Ricardo Ramos, CEO da Precifica.
A Precifica começou a fazer o levantamento em fevereiro deste ano, quando o preço da cesta no e-commerce estava R$ 660,60. Em março, a empresa identificou o aumento de 5,35%, bem maior do que em abril. A pesquisa envolve os mesmos itens adotados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).