Mudança, inovação e transformação foram tópicos constantemente discutidos na APAS SHOW 2022. Artur Motta, professor da FGV, foi moderador do palco “Transformação Estratégica” nos três dias do Congresso de Gestão da feira e trouxe os maiores insights com relação ao tema para SuperVarejo pós APAS SHOW, que aconteceu nesta segunda-feira (13).

Em resumo às ações de impacto para mudança, o palco de “Transformação Estratégica” abordou diversas questões sobre metodologias ágeis e como implantá-las, neurociência, gestão humanizada e diversidade, com discussões diversas sobre o tema. Uma análise feita por Artur Motta disse respeito a aplicação desses conceitos de forma prática.

A resistência a mudança é inerente ao ser humano e essa é a principal barreira para se investir em transformações, na opinião do professor. Em um cenário em que, se você não muda, você será mudado — como mencionado por Bruno Busquet em uma discussão no meio da palestra —, Artur acredita que a mudança deve ser feita a passos curtos, primeiro se adaptando às necessidades do próprio negócio e depois fazendo investimentos maiores.

Outra aspecto que esse cenário de mudanças constantes implica é a velocidade com que elas acabam sendo feitas. “A adoção de tecnologias precisar ser feita e de forma rápida. Se você se baseia em um case de sucesso, você já está atrasado. Para começar a inovar, se parte das maiores necessidades da empresa e começa a fazer aplicações por áreas”, declara Artur.

Artur reforça o fato de que as mudanças precisam fazer sentido para os consumidores e para a própria empresa, trabalhando sempre a geração de valor antes de tudo. “A Nike, por exemplo, hoje vende atitude e não só a roupa. É uma forma de pensar em como tocam no coração do consumidor”. Para isso, o professor encerra a sua apresentação relatando o erro e como deveríamos valorizá-lo como algo construtivo e que nos possibilita a errar e consertar os eventuais erros de forma cada vez mais rápida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *