Ao longo dos anos, o ambiente online se mostrou imprescindível para a melhoria de performance financeira dos negócios. Com o aumento da concorrência e algumas limitações impostas às lojas físicas, desenvolver um e-commerce personalizado é uma ótima opção para distintos segmentos corporativos. Neste cenário de crescente investimentos em plataformas digitais, alguns setores, como o varejo supermercadista, podem se beneficiar de forma expressiva com a implementação desse modelo de negócio e uma das principais estratégias direcionadas a este segmento é o omnichannel, ou seja, a integração do varejo físico com o ambiente digital.

Naturalmente, as vendas aumentam por meio do omnichannel, bem como a satisfação do cliente, uma vez que a jornada de compras não precisa ficar restrita ao canal físico do supermercado. Mas nem sempre é necessário grandes investimentos para conseguir realizar um atendimento assertivo, demandando somente uma interface única que entregue ao consumidor a melhor experiência possível. Como exemplo, o cliente, ao comprar em um estabelecimento que esteja presente em todos os canais, pode realizar o agendamento de entrega ou retirada na loja mais próxima (e vice-versa), facilitando o processo de compra.

Em suma, com a quantidade de ofertas as quais o público é submetido diariamente, é preciso estar presente em todos os meios possíveis onde o consumidor possa se encontrar para atraí-lo à jornada de compras. Dessa forma, ter uma plataforma de e-commerce que permita a customização revela-se fundamental, seja para oferecer novos canais de compras aos clientes ou mesmo para aumentar as vendas. Com uma loja online, os supermercados podem ampliar o público e os pontos de atendimento, sempre de acordo com seus interesses estratégicos e, assim, aumentar suas margens de lucro e share, por exemplo.

Implementação própria ou plataforma customizada?

No momento de escolher em qual modelo de plataforma investir, é provável que surjam algumas dúvidas sobre qual se adequa melhor à realidade da empresa. Realizar a construção de uma plataforma de e-commerce do início, por exemplo, à primeira vista pode parecer algo interessante, mas é preciso estar atento, principalmente, com a manutenção e equipe técnica.

Por isso, terceirizar o desenvolvimento do e-commerce para uma empresa especializada vem se tornando uma tendência em vários segmentos, inclusive no varejo supermercadista. Além de reduzir custos com manutenção, esse modelo de negócio permite que supermercados tenham acesso a uma plataforma eficiente e consigam manter a competitividade no ambiente digital, alcançando um público maior e diversificado.

Outra vantagem estratégica para os supermercados é a personalização completa de acordo com cada particularidade do negócio. Com o apoio técnico profissional, a construção de uma plataforma personalizada de acordo com as necessidades e estratégias dos supermercados torna-se algo mais simples e assertivo, pois leva sempre em conta as características específicas de cada companhia.

Logo, ao customizar o e-commerce, é possível otimizar o processo de separação dos pedidos dos clientes – picking app, integrar o sistema de gestão utilizado pelas lojas com o estoque de cada uma delas, bem como realizar a entrega no mesmo dia, transformando o espaço físico do supermercado em um verdadeiro centro de distribuição. Assim, ter uma plataforma personalizada é fundamental em termos de assertividade. Caso seja necessário, por exemplo, realizar alguma substituição de mercadoria durante a compra online, um e-commerce customizado consegue trazer opções diretamente no carrinho.

E-commerce otimiza o processo de vendas e eleva o faturamento 

internet propiciou o surgimento de muitas oportunidades de negócios e, apesar de ser um ambiente competitivo, significa também uma solução para os negócios reforçarem suas operações de caixa e ampliarem seu público. Neste sentido, o comércio eletrônico é um diferencial competitivo inadiável.

Para se ter uma ideia, no primeiro ano da pandemia, o delivery e supermercado foram as categorias que mais cresceram. De acordo com um levantamento da CNDL/SPC, o percentual das compras online de supermercado cresceu de 9,2% (dado referente a 2019) para 30,30% (em 2021).

Sendo assim, as lojas têm no e-commerce uma oportunidade de ampliarem suas vendas, alcançando novos públicos por meio do digital e fortalecendo sua presença no ambiente online. Além disso, ter uma plataforma de compras ajuda a elevar não apenas o faturamento dos supermercados, mas permite também que as empresas aperfeiçoem sua jornada de vendas, tornando a experiência dos clientes mais fluída e satisfatória. Com isso, os processos de fidelização tornam-se mais assertivos e a competitividade do negócio se mantém.

Portanto, investir em um e-commerce é uma evolução lógica no segmento supermercadista para as empresas seguirem competitivas e lucrativas. Mas, sobretudo, é uma ação fundamental para o futuro das empresas. Ter uma plataforma que atenda às necessidades dos supermercados deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade para todos aqueles que desejam seguir em crescimento e com uma operação rentável.

Stallin Silva é CEO da Stoom e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).