Na última segunda-feira (11), a Amazon anunciou que expandirá seus carrinhos de compras inteligentes para a rede Whole Foods Market. Inicialmente a tecnologia será lançada na loja de Westford, Massachusetts.
Os carrinhos permitem que os usuários pulem a fila de checkout rastreando e registrando os itens à medida que são colocados no carrinho. A Amazon lançou o Dash Cart em setembro de 2020 em suas mercearias Fresh.
Os carrinhos se baseiam na tecnologia sem caixa “Just Walk Out” da Amazon. Eles usam uma combinação de visão computacional e sensores para identificar itens à medida que são colocados em sacos dentro do carrinho. À medida que os compradores adicionam e removem itens, um leitor no carrinho ajusta o preço total. Os consumidores saem da loja por um corredor especial e a Amazon cobra automaticamente em seu cartão de crédito.
Além de trazer a tecnologia para a Whole Foods, a Amazon também está lançando uma versão nova e maior do Dash Cart, que será lançado na loja Whole Foods de Massachusetts e depois será lançado em locais adicionais, bem como em alguns supermercados Fresh. A empresa disse que o carrinho atualizado poderá acomodar até quatro sacolas de supermercado, em vez de duas, e terá uma prateleira inferior para produtos grandes.
Aqui no Brasil, uma tecnologia semelhante foi lançada no mês de maio. Em parceria com a rede de supermercados Enxuto, a Nextop lançou o primeiro Smart Cart da América Latina. O carrinho de compras inteligente foi disponibilizado, primeiramente, para os clientes do Enxuto, na unidade de Campinas (SP). Equipado com uma tela touch screen e um leitor de código de barras, o carrinho identifica, soma e recebe o pagamento das compras.