Em um encontro especial, organizado pela área de responsabilidade social da APAS, no dia 16 de maio, durante a APAS SHOW 2023, a entidade reafirmou seu compromisso com o tema ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança). “ESG é uma meta da nossa gestão. Vamos dar atenção, apoio e visibilidade a esse tema”, disse Pedro Lopes, presidente da APAS, durante o encontro.
Na ocasião, foi assinado termo de parceria com Amigos do Bem, Mesa Brasil/SESC e Prato Feito para doação de produtos arrecadados junto aos supermercados.
Outras iniciativas também são realizadas por conta do evento, como a arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza expostos nos estandes durante a feira, que posteriormente são doados a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, essa ação começou antes e, desde janeiro, já foram arrecadadas 23 toneladas de produtos. “Nossa meta é chegar em 40 toneladas”, afirmou Maria do Rosário Brandão, diretora de Responsabilidade Social da APAS.
LEIA TAMBÉM
Autoridades defendem redução de tributos do setor supermercadista na APAS SHOW
Supernova: grandes nomes estarão presentes no congresso da APAS SHOW 2023
Já no pilar ambiental, a entidade se comprometeu a fazer a destinação correta de 100% dos resíduos gerados durante a feira. Nada será levado para aterros sanitários: os itens serão reciclados ou processados para gerar energia. A iniciativa é feita em conjunto com o Instituto Center Norte. Além disso, será feita a neutralização dos gases de efeito estufa emitidos ao longo da APAS SHOW 2023.
Momento de inspiração
No evento dedicado à sustentabilidade e à responsabilidade social, 2 mulheres mostraram sua potência não apenas pela visão empreendedora, mas também pela atenção aos problemas sociais e ambientais. Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho Administrativo do Magalu, falou sobre a importância do varejo se renovar e estar antenado ao ESG, conceito que está mudando o jeito de as empresas conduzirem seus negócios.
“A desigualdade social é um problema nosso, não apenas dos políticos”, afirma. A empresária também contou sobre as ações do Magalu de apoio a hospitais, doações para projetos sociais, apoio para pesquisas da vacina contra a Covid-19, combate à violência feminina, entre outras.
Alcione Albanesi, presidente do Amigos do Bem, detalhou os projetos que a entidade conduz no sertão nordestino com iniciativas de combate à fome, educação e geração de renda. “Fazer o bem é a melhor coisa do mundo. Todos nós somos beneficiados”, disse Alcione, que fez um convite para todos colaborarem com doações. “Com um pouco de cada um, vamos diminuindo a desigualdade do nosso país. Podemos mudar essa história”, afirmou.
Boas práticas nos supermercados
As boas práticas de ESG ganham cada vez mais importância no setor de supermercados, que já tira suas estratégias do papel e começa a transformá-las em realidade. Os impactos já são vistos no relacionamento com clientes, parceiros e resultados de negócios.
A área de responsabilidade social da APAS convidou 2 empresas do setor – Grupo Carrefour e GPA – para compartilhar suas ações durante o encontro especial durante a APAS SHOW 2023. Suzy Yoshimura, diretora sênior de sustentabilidade do Carrefour, e Mirella Gomiero, diretora de RH e sustentabilidade do GPA, detalharam as ações que estão fazendo a diferença nos negócios.
A APAS SHOW 2023 é o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entre os dias 15 e 18 de maio.