A APAS SHOW – maior feira supermercadista do mundo – bateu recorde na tradicional arrecadação de alimentos do evento. Neste ano, foram 48 toneladas recolhidas, ante 16,8 toneladas da edição anterior. A dinâmica nessa edição da feira favoreceu uma maior arrecadação, já que, pela primeira vez, os alimentos começaram a ser recolhidos no início do ano. Antes mesmo do começo da feira, no dia 15, a APAS SHOW já havia contabilizado 23,7 toneladas de alimentos. Durante os quatro dias de evento, foram mais 24,3 toneladas, Somando mais de 48 toneladas de alimentos.
“Uma andorinha sozinha não faz verão, mas nossa equipe unida foi responsável por toda essa arrecadação. Estamos muito felizes por poder ajudar as pessoas que mais precisam”, comemorou Maria do Rosário Brandão, diretora de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
Os alimentos foram distribuídos para a instituição social Amigos do Bem, Associação Prato Cheio, Programa Mesa Brasil e para a Comunidade Zarchi Narchi, população carente que habita o entorno da Expo Center Norte, local do evento, em São Paulo, por meio de uma parceria com o Instituto Center Norte. Durante a feira, a APAS firmou parcerias inéditas com essas instituições com o objetivo de reforçar os pilares de sustentabilidade e responsabilidade social no setor e propagar diversas ações voltadas ao combate da fome durante o ano.
“Quem tem fome não é livre. O primeiro olhar tem de ser para o alimento. Por isso, essa parceria com a APAS é fundamental. Com pouco de cada um, podemos diminuir a desigualdade gritante do nosso país. Nós podemos mudar essa realidade”, afirmou Alcione Albanesi, presidente e fundadora de Amigos do Bem, que há 30 anos combate a fome e a miséria no sertão nordestino, atendendo 150 mil pessoas mensalmente de 300 povoados de Alagoas, Ceará e Pernambuco.
Na ocasião, estavam presentes também Vânia Maria Ferro, presidente do Conselho Fiscal da Associação Prato Cheio – instituição fundada em 2001 que promove o acesso à alimentação adequada para pessoas carentes, através do combate ao desperdício de alimentos; Márcia Sumares, gerente de Alimentação e Segurança Alimentar do Programa Mesa Brasil/SESC – rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e desperdício; e Luíza Trajano, empresária e diretora do conselho administrativo da rede Magazine Luíza.
“É muito importante nós, empresários, entendermos que o mercado mudou. A desigualdade social no país é um problema nosso. O ESG mudou as empresas e a pandemia trouxe a necessidade de qualidade de vida e de propósito às pessoas”, disse Luíza Trajano, que também é uma das conselheiras do Amigos do Bem.
Durante a APAS SHOW, expositores doaram diariamente os alimentos perecíveis de suas vitrines. E no final de feira, foram recolhidos os alimentos expostos nos estandes de cerca de 200 expositores que participaram do programa de responsabilidade social. Alguns expositores que não trabalham com alimentos fizeram suas doações através de cestas básicas.
Excelente iniciativa, ninguém deveria passar fome num país com tanta fartura e desperdício.
Juntos podemos fazer a diferença e somos mais fortes.