Na primeira palestra do auditório de Experiência de Compra, especialista Eduardo Yamashita fala sobre como atender às novas necessidades do shopper.

O diretor de operações da Gouvêa Ecosystem trouxe alguns insights para as operações de varejo que querem aumentar sua relevância junto aos novos consumidores. Confira os principais:

Trabalhe para ser um supermercado empoderado por dados –  utilize informação de venda e de comportamento do consumidor para decidir sortimento, localização, preço etc.

Torne a sua loja física um grande ponto de experiência – muito além da degustação, pense em ações que melhorem a jornada de compra e ajudem a fidelizar o cliente.

Organize sua operação para funcionar como um centro de distribuição eficiente e ágil- a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade na separação dos produtos vendidos online, e a diminuir, cada vez mais, o tempo de entrega ao consumidor, gerando um enorme diferencial competitivo.

O mundo Drika e o relacionamento com o consumidor

Em sua apresentação no auditório de Experiência de Compra, Bruno Busquet falou sobre como criar engajamento e gerar negócios a partir do relacionamento e da entrega de conteúdo.

O presidente do POPAI Brasil e da Associação Brasileira de Marketing no Varejo iniciou sua palestra, na manhã de hoje, durante a APAS SHOW, explicando o conceito do “mundo Drika”, que poderá substituir as expressões “mundo VUCA” e “mundo BANI”, anteriormente utilizadas para explicar momentos distintos do consumidor em contextos específicos, com reflexos na maneira de comprar e de se relacionar com marcas.

Em referência ao “mundo Drika”, fala-se, basicamente, de diversidade, relatividade, inclusão, conhecimento e autenticidade. E todos esses pontos, segundo o palestrante, devem ser considerados no momento de se comunicar com o shopper na atualidade. “É preciso ter um tom de voz de especialista, colaborativo e provocativo, para se conectar a esse consumidor”, disse.

Ele frisou a importância de que as marcas produzam conteúdos para criar essa conexão, que atendam a esses três pré-requisitos. Para falar como especialista, é necessário escolher um tema sobre o qual se tenha realmente domínio. Para ser colaborativo, é fundamental entregar algo, gratificar com o próprio conteúdo. Por fim, para ser provocativo, é essencial instigar o consumidor a pensar.

“Esse tipo de conteúdo, always on e multicanal, é que vai criar engajamento e gerar negócios”, afirmou.

Programas de relacionamento: conheça o case Savegnano

Durante palestra no auditório de Experiência de Compras, Danilo Nascimento, sócio-diretor da Propz, apresentou o caso de sucesso.

Na ocasião, José Sarrassini, vice-presidente Comercial e de Logística da Savegnago Supermercados, também compartilhou suas experiências no uso de CRM com inteligência suportando a alavancagem de vendas. Em 2021, a rede já trabalhava com 81% das vendas identificadas e contava com 2,7 MM de clientes cadastrados. No ano passado, promoveu mais de 100 campanhas únicas por mês e mais de 50 MM de ativações personalizadas. O executivo contou que, graças à estratégia adotada, a cada R$ 1 investido em canal, o retorno foi de R$ 5,23 de margem incremental.

Baseando-se nessa experiência, Nascimento deu mais algumas orientações para outros supermercados que queiram estabelecer um programa de relacionamento promissor, em quatro passos: 1) digitalizar o fluxo recorrente de consumidores, 2) estabelecer canais proprietários de relacionamento, 3) ativar clientes de forma personalizada e 4) gerar inteligência analítica, aprendendo com as ações tomadas.

Confira as imagens das apresentações

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