No primeiro dia do Congresso de Gestão da APAS SHOW, o tema “Humano digital” direcionou as palestras e as discussões do Auditório Dimensão Humana, que contou com a apresentação e moderação de Silvia Martins, da Fundação Dom Cabral (FDC).

Na palestra “Como a tecnologia está expandindo o potencial da comunicação humana?”, Ricardo Gomes, diretor da C+ Neurocomunicação e Desenvolvimento Humano, apontou algumas reflexões sobre como anda nossa comunicação atualmente, num cenário cheio de tecnologias imersivas. E fez uma provocação: “Sem dúvida, com a tecnologia estamos nos comunicando mais. Mas será que estamos nos comunicamos melhor, tanto nas relações pessoais como nas empresas?”, questionou.

Para responder a essa questão, o especialista acredita que é preciso considerar diferentes dimensões: pessoas, tecnologia, negócios, resultado e ciência.

Ricardo Gomes, diretor da C+ Neurocomunicação

Tecnologia para apoiar os negócios

Na segunda palestra temática, Marcos Paulo Lupianhes, diretor comercial de bens de consumo da Suzano S/A, falou sobre “Sinergia entre o humano e a tecnologia para vender mais”.

O executivo contou como a Suzano, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, criou há 5 anos a área de bens de consumo, com um portfólio formado por itens, como papel higiênico, papel toalha e guardanapos. Do projeto à implementação, foram vários desafios, entre eles, reduzir a ruptura.

A empresa apostou em tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning, métodos ágeis e parcerias para desenvolver um app. Dessa forma, conseguiu conectar seu time de vendas e o varejo para combater o problema e, como resultado, reduziu o nível de ruptura em mais de 10 pontos percentuais entre 2020 e 2023.

Marcos Paulo Lupianhes, da Suzano

“Foi um aprendizado muito grande, em que tivemos o desafio de treinar as pessoas. Elas entenderam que a função delas é muito mais do que abastecer uma gôndola”, afirmou Lupianhes.

Tradição e inovação para servir melhor

No Painel “As condições para servir melhor”, duas empresas familiares com diferentes perfis – uma já consolidada e outra que abriu as portas recentemente – compartilharam suas experiências e desafios.

Honório Pinheiro, do Supermercado Pinheiro, com 20 lojas no Ceará, investe no tripé tecnologia, pessoas e processos para conseguir transpor o desafio de servir bem. A empresa se destaca em diversas ações para criar as condições adequadas de trabalho para os funcionários, tanto que há 14 anos é certificada pelo Great Place To Work (GPTW).

Já Gabriele Vieceli Salvetti, do Super Das Frutas, com 2 unidades em Santa Catarina, contou como abriu uma loja com 100% de funcionárias mulheres. Para que as colaboradoras possam exercer suas funções com tranquilidade, a empresa oferece vários benefícios, como creche em tempo integral para os filhos, com alimentação inclusa, e licença maternidade de 6 meses.

Painel “As condições para servir melhor”

Para esses supermercados, criar um ambiente humanizado têm feito toda a diferença nos resultados.

Com o tema “Supernova – Expanda o seu futuro”, que fomenta a discussão a respeito da hipersegmentação dos formatos e canais de venda supermercadista, o Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023 reúne mais de 70 palestras distribuídas em 7 palcos: o Grande Auditório e mais 6 espaços temáticos (Dimensão Humana, E-commerce, Expansão Digital, Novos Formatos, Transformação Estratégica e Varejo Físico).

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