O tema do segundo dia do auditório Transformação Estratégica do Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023 foi Novas Tecnologias. Quando se fala de inovação, é do senso comum que o investimento pode ser elevado por isso foi levantada a questão: como fazer para aferir o retorno de um projeto de inovação tecnológica?

“É extremamente importante ter uma meta com definição clara, com planejamento e monitoramento do investimento. O terceiro ponto é estabelecer indicadores importantes. Além de fazer uma análise de risco e, por fim, análise de protótipos para teste anterior à execução”, afirma Samuel Vanio Costa Junior, diretor-executivo do grupo Enxuto, rede de supermercados, que se transformou, colocando a inovação de base tecnológica em primeiro lugar.

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Existem duas estratégias relacionadas ao investimento em novas tecnologias: o first mover e o fast forward, segundo Artur Motta, professor doutor do centro de excelência do varejo, da FGV.

“Temos implementado inteligente artificial em processos internos, mas para isso temos que ter um processo de melhoria do negócio”, diz Margareth Piai, diretora de tecnologia do Nagumo Supermercados. É a partir da demanda que a melhor tecnologia a ser implementada é identificada. “Não posso investir em IA num processo ruim, por exemplo”, diz. “Grande parte das inovações vão dar errado”, complementa a executiva. Para ela, é necessário implementar a mudança de cultura para ser mais inovador também para lidar com os erros.

Denis Correia, CEO da DM, empresa de serviços financeiros especialista em cartões private label, ressalta a importância da cultura do feedback: “você deve estar preparado para ouvir”, fala.

Quando o dinheiro passa a ser digital

Vagner Sobrinho, cofundador e vice-presidente da Wiboo Cria, explica que a grande revolução do dinheiro será quando ele for digital por meio da blockchain, sem necessidade de conta em banco, cartão de plástico ou pix. “Consigo melhorar minha margem, ceder mais desconto aos meus clientes porque removo os intermediários”, explica.

O próximo passo é pensar um pouco no caminho: quando o dinheiro passa a circular sem restrições ou fronteiras, de pessoa para pessoa ou para empresa. Sem custos elevados de transação e limitações físicas.

O principal exemplo de como a blockchain pode ser usada no varejo físico é com as moedas digitais e os tokens, base dos principais criptoativos em todo o mundo e que servem como meios de pagamento para compras e transações financeiras.

Com o tema “Supernova – Expanda o seu futuro”, que fomenta a discussão a respeito da hipersegmentação dos formatos e canais de venda supermercadista, o Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023 reúne mais de 70 palestras distribuídas em 7 palcos: o Grande Auditório e mais 6 espaços temáticos (Dimensão Humana, E-commerce, Expansão Digital, Novos Formatos, Transformação Estratégica e Varejo Físico). 

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