Na 36ª edição da APAS SHOW, o pavilhão italiano, estreante no evento, trouxe uma seleção de empresas do ramo alimentício que já são sucesso entre os brasileiros desde a imigração. Vinhos, azeites, massas, arroz, espumantes, molhos de tomate estão entre os itens que os presentes poderão conferir ao visitarem o pavilhão branco do evento, que conta com 12 expositores.
A responsável por tantas companhias para esta edição foi a Italian Trade Agency (ITA), agência do governo italiano que promove iniciativas do país europeu em outras partes do mundo. Ronaldo Padovani, analista de negócios da ITA, relata que os produtos do país têm muita importância na cultura do Brasil, não apenas pela grande presença de descendentes, mas também pela qualidade da enogastronomia. “Trouxemos um pouco de cada produto que a Itália tem capacidade de exportar para o mundo todo, em especial no Brasil, onde somos muito bem aceitos”, explica.
Padovani conta que as importações de produtos italianos crescem ano a ano, mesmo com as dificuldades, e destacou que fazem aproximações constantes com parceiros do setor supermercadista para ampliar o conhecimento do portfólio do país. “Ficamos apenas atrás de Portugal no valor de exportações, mas temos em nossa tradição o consumo de produto de maior poder aquisitivo”.
O analista contou ainda que farinhas, passatas de tomate e arroz ganharam maior participação nas famílias brasileiras por conta do isolamento. “Com muita gente em casa, as pessoas que puderam, investiram em itens de mais qualidade, e esse movimento, apesar de estagnar com a pandemia sob controle, se mantiveram presente nos lares pela qualidade ofertada”.