O tema que permeou as apresentações no Auditório Dimensão Humana, no terceiro e último dia do Congresso de Gestão na APAS SHOW 2023, foi os desafios por trás de uma liderança inovadora. Para começar o ciclo de palestras, Sonia Silva, diretora regional de Operações da Produtos Financeiros da Pernambucanas, falou sobre a importância de lidar com a diversidade de gênero e como preparar as lideranças, especialmente as mulheres, que são maioria na companhia.
A empresa tem um programa de aceleração de carreira para a mulher, liderado pelo CEO Sergio Borrielo, com diversas políticas e planos de capacitação para nortear a carreira dessas líderes, respeitando particularidades, como a maternidade.
“Criamos mecanismos para derrubar barreiras, mas também construir pontes para vencer as desigualdades. O foco é capacitar e desenvolver suas competências para que elas consigam assumir um novo cargo. Nesse processo, consideramos as diferentes expectativas das mulheres em relação a carreira: se ela quer um novo desafio, se deseja mudar de cidade, por exemplo”, falou Sonia.
A empresa faz um mapeamento do desempenho de lojas gerenciados por mulheres e por homens. Um dos resultados aponta que, em 2022, 53% da venda da companhia vieram de lojas gerenciadas por mulheres.
Liderança inspiradora
Na sequência, Olegário Araújo, professor e pesquisador do FGVcev (Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas), abordou o tema “Atitudes para uma liderança inspiradora”.
No mundo polarizado, complexo e cheio de incertezas em que vivemos atualmente, todos se sentem frágeis e vulneráveis. É difícil gerenciar os conflitos, o que está levando a um esgotamento geral. “Nesse contexto, como o líder coloca todo mundo no mesmo barco, remando na mesma direção e lidando com distrações e desafios a serem superados?”, questionou Araújo.
Segundo ele, é importante promover o diálogo e inspirar o propósito. O líder também precisa entender o contexto do outro, suspender o julgamento e aceitar a pluralidade de pensamentos dentro da equipe, sem ficar na defensiva.
“Não existe mais o líder herói. Aliás, até os super-heróis já reconheceram suas próprias fragilidades, criando a Liga da Justiça, e está tudo bem. O ideal é integrar as pessoas para que cada um faça o seu melhor”, afirmou Araújo.
Negócio de família
Para encerrar, Silvia Martins, diretora de Programas para Famílias Empresárias da Fundação Dom Cabral (FDC), falou sobre “A família empresária na sociedade e na gestão”. São vários os desafios das empresas familiares, basta observar que apenas 10% das empresas chegam na terceira geração, segundo dados da FDC.
Por isso, é essencial apostar na governança para criar mecanismos capazes de manter a longevidade da empresa. A família precisa começar a estruturar o planejamento sucessório, pensando em uma série de questões: como será o crescimento do negócio, se os filhos permanecem na empresa ou querem seguir carreira fora, como será distribuição de dividendos, como formar sucessores e regras de casamento etc..
“Estabeleça essas regras em tempos de paz, quando tudo vai bem na empresa porque, em momentos difíceis, é mais complicado tomar essas decisões difíceis”, recomendou Silvia.
Mas qual é o momento ideal para começar o desenvolvimento dos sucessores? “Desde criança. A criança ou o jovem devem ter contato com a loja, por exemplo. Crie um ritual para sensibilizá-los a serem futuros sócios. Se aguardar muito tempo, o jovem se distancia do negócio”, afirmou Silvia.
Com o tema “Supernova – Expanda o seu futuro”, que fomenta a discussão a respeito da hipersegmentação dos formatos e canais de venda supermercadista, o Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023 reúne mais de 70 palestras distribuídas em 7 palcos: o Grande Auditório e mais 6 espaços temáticos (Dimensão Humana, E-commerce, Expansão Digital, Novos Formatos, Transformação Estratégica e Varejo Físico).
Artigo espetacular. Extremamente focado e abordando o que realente interessa em termos de liderança estratégica.