Conduzida brilhantemente por Eduardo Gouveia, conselheiro, investidor em Startups e consultor com passagens pela presidência da Multiplus, Alelo, Livelo e Cielo, a palestra sob o tema “O ser humano no coração da estratégia” encantou aos presentes no Grande auditório, no primeiro dia do Congresso de Gestão ao abordar a cultura corporativa sob um “novo olhar”.
Líder carismático que defende a proximidade com seu time, independentemente do nível e cargo, Gouveia defende a importância de as empresas entenderem e praticarem a governança corporativa em sua essência, de modo a induzir o que ele chama de gestão humanizada. “Antes de mais nada é essencial um diagnóstico e clareza dos aspectos fortes e frágeis da cultura corporativa a fim de que trace as próximas ações. “Nunca se falou tanto em EX – Employee Experience – que nada mais é do que a soma de tudo o que os colaboradores encontram, fazem, veem e sentem ao longo de sua jornada em uma empresa”, explica.
Segundo Gouveia, vivemos uma revolução do EX, com o aumento da competição local e global por talentos, com novas expectativas em relação ao trabalho, aumento do attrition (desgaste de funcionários) e turnover, além de encontrar profissionais mais bem preparados e capacitados.
O foco na gestão humanizada preconiza tratar cada um respeitando suas individualidades, extraindo o melhor que cada um pode dar, valorizando os pontos positivos e minimizando os “gaps”. “Não basta fazer pesquisas anuais de comportamento e satisfação, elas devem ser frequentes para que sejam, de fato, efetivas”, ressalta Gouveia.
“O que nos faz feliz no trabalho? Gerar resultados, relacionamentos e fazer a diferença”, lembra. Por isso, segundo ele, é tão importante que o líder engaje sua equipe, sendo transparente, reconhecendo, celebrando, tendo uma comunicação aberta e quem sobretudo, inspire por seu exemplo”.
E deixou uma frase para reflexão: “Gente feliz traz muito resultado e é o único diferencial competitivo de longo prazo”, finaliza.