O vice-presidente de marca, estratégia e design da WD Partners, Lee Peterson, criador do tema deste ano do Congresso de Gestão da APAS Show 2023, “Supernova: Uma explosão de Possibilidades”, abriu o ciclo de palestras do primeiro dia no Grande Auditório. Para ele, as consequências da supernova do varejo revelaram qual foi o verdadeiro disruptor da pandemia: trabalhar em casa.

Por causa disso, a mensagem para os varejistas de “Get Local” veio à tona e levantou a questão de que o bairro poderia se tornar o novo centro da vida comercial física… de novo? Depois de ouvir os consumidores, segundo Peterson, a resposta é um sonoro “sim!”.

O executivo explicou o que é, exatamente, o conceito de supernova, que consiste em “uma grande explosão no final do ciclo de vida de uma estrela, muitas vezes resultando em novas estrelas e até galáxias”. “Se essa não é uma excelente metáfora para o varejo físico no século 21, não temos certeza do que é”, defendeu.

LEIA TAMBÉM
Supernova: grandes nomes estarão presentes no congresso da APAS SHOW 2023
Autoridades defendem redução de tributos do setor supermercadista na abertura da APAS SHOW

O sucesso, de acordo com Peterson, está em construir experiências mais importantes para os consumidores, do modo que desejam ser impactados, seja no on ou offline, e isso traz consequências diretas nos moldes do varejo, como lojas menores, custos de energia mais baixos, utilização de mão de obra local, uma cadeia de suprimentos mais ágil e lojas atuando como showroom.

As necessidades e as novas exigências do consumidor devem seguir facilidades, como pequenas distâncias. O varejo ideal para atendê-lo está diretamente ligado com a proximidade, sendo a geografia ideal não levar mais do que 15 minutos de deslocamento.

Com o tema “Supernova – Expanda o seu futuro”, que fomenta a discussão a respeito da hipersegmentação dos formatos e canais de venda supermercadista, o Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023 reúne mais de 70 palestras distribuídas em 7 palcos: o Grande Auditório e mais 6 espaços temáticos (Dimensão Humana, E-commerce, Expansão Digital, Novos Formatos, Transformação Estratégica e Varejo Físico).

A APAS SHOW 2023 é o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entre os dias 15 e 18 de maio. 

2 thoughts on “Para Lee Peterson, trabalhar em casa é o grande disruptor trazido pela pandemia

  1. Lee Peterson é um pensador designer do varejo pensa e age de maneira integrada desenha caminhos para soluções realistas

  2. O home office ainda vai ser o grande mal do século. Anotem e me cobrem daqui a 5 anos. As pessoas simplesmente vão perder o entusiasmo pelo “viver o dia a dia”. A falta da socialização com colegas de trabalho, com o motorista do ônibus, com o jornaleiro da banca da esquina, atrelada a uma ampliação do tempo nas redes sociais, irá isolar cada vez mais aquele que optou pelo trabalho em casa. Isso sem falar dos conflitos gerados pela convivência ampliada com familiares. É um modelo que nasceu fracassado, mas que poucos querem enxergar. A ilusão do “conforto” nesse tipo de trabalho irá cobrar seu preço e não demora muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *