A indústria chilena é bastante conhecida da APAS SHOW, afinal, a comitiva do país já frequenta o evento há sete edições. Em 2022, com a retomada da feira, não é diferente. Com uma diversidade de produtos que incluem vinhos, salmão, frutas e sucos orgânicos, o evento conta com a presença de 19 empresas apoiadas pela ProChile para atuarem no mercado brasileiro, reunidas em espaço temático no pavilhão branco.
O interesse do vizinho no mercado nacional se justifica pelo volume de exportações em alta, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. “As vendas para o Brasil têm apresentado aumento significativo, atingindo a marca de US$ 1,07 bilhão em 2021, a maior quantidade dos últimos quatro anos”, afirma Hugo Corales, diretor comercial do ProChile em São Paulo.
Ele ainda destaca que o que ajudou a impulsionar esses números positivos foi o acordo de livre comércio firmado entre Chile e Brasil, uma vez que esta iniciativa proporcionou transações comerciais relevantes. “Ações como essas facilitam alguns trâmites burocráticos e ajudam no posicionamento dos produtos de um país no outro”, comemora o diretor.
Para ele, o Chile se destaca no comércio internacional por ser exemplo de credibilidade e inovação, e destaca a vocação exportadora dos chilenos, uma vez que os produtos de lá tem entrada em regiões bastante exigentes como o mercado asiático, o norte americano e o europeu. Corales ainda reforça que as condições sanitárias, ponto importante da política de lá, são importantes para a garantia de sucesso em tantas partes do mundo.
Reconhecidos por sua qualidade, os produtos chilenos fazem parte do dia-a-dia da mesa de milhares de famílias brasileiras. Tanto o salmão quanto o vinho são os preferidos do consumidor daqui. O Chile é o principal fornecedor de salmão fresco, sendo a origem de 99% do produto comercializado no Brasil, enquanto os vinhos chilenos têm sido líderes em vendas no país nos últimos 20 anos.