A presença dos supermercadistas nas redes sociais e nas plataformas digitais de maneira criativa e focada em conteúdo foi debatida no Auditório Expansão Digital, no segundo dia do Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023, com o tema “Social Commerce”. Yassuki Takano, diretor de consultoria da Logicalis, conduziu os debates com a colaboração de profissionais da área e apresentação de cases.

A primeira palestra ficou por conta de uma das executivas do TikTok Brasil, Marcela de Ávila. A profissional mostrou os diferenciais da rede que, atualmente, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo. Para Ávila, o varejo precisa compreender que, diferentemente do Instagram e do Facebook, o TikTok não é uma rede social, mas, sim, uma plataforma de entretenimento que pode ser utilizada pelos anunciantes para criar campanhas de maneira nativa, sem a atmosfera das campanhas do marketing tradicional.

“Os usuários do TikTok assistem a vídeos na plataforma e, por vezes, nem percebem que são impactados por publicidade porque o conteúdo da rede é produzido de forma mais espontânea, inclusive pelos influenciadores”, explicou a executiva. A profissional disse que publicidade com “cara e jeito” de publicidade tradicional tende a ser desconsiderada por quem utiliza a plataforma.

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Com uma hashtag específica #TikTokMeFezComprar, a plataforma reúne inúmeros conteúdos sobre aquisições que foram feitas por usuários ao se depararem com a divulgação dos produtos na rede, o que reforça ainda mais a possibilidade dos varejistas utilizarem o TikTok para divulgar seus itens.]

Em seguida, quem conduziu as apresentações foi Karol Babadeira, considerada a primeira influencer de supermercados do Brasil. Especialista em produzir conteúdos com foco no varejo supermercadista, Karol apresentou seus próprios cases na rede de supermercados Royal, em que atua também como gestora de marketing.

A influencer também contou ao público presente como planejar conteúdos que realmente façam sentido para os consumidores. “Além do calendário para as campanhas tradicional, o varejo precisa ter um planejamento de ações e conteúdos específicos para as redes sociais, a fim de aproveitar as tendências do momento e também para evitar que as redes fiquem desatualizadas, o que não colabora para o sucesso da presença digital das empresas”, destacou.

Karol ainda afirmou durante sua apresentação que os supermercadistas não podem fazer panfletagem no ambiente digital, como fazem com os folhetos físicos de ofertas, porque isso não funciona. “Nas redes sociais, o que gera resultados são os conteúdos, não imagens estáticas com preços de produtos. Você pode até panfletar digitalmente uma vez ou outra, mas durante os outros dias o público consumidor espera ver conteúdos relevantes, divertidos e autênticos”, explicou.

Foco nas redes certas

Seguindo o mesmo pensamento, Soraia Lima, gerente de projetos da Publicis, destacou a necessidade das empresas perceberem em quais redes sociais elas devem realmente estar presentes. “Atualmente, não é estratégico estar em todas as redes sociais só por estar, é preciso identificar em quais delas o público que consome o seu produto ou serviço está inserido”, explicou.

Para a executiva, é fundamental não desperdiçar tempo e nem recursos com plataformas que estão em alta, mas que não reúnem o público que compra o que os varejistas estão vendendo. Lima apresentou também dados relevantes, como o fato de que 78% dos usuários de redes sociais no Brasil utilizam as plataformas para pesquisas sobre produtos que desejam adquirir.

Com o tema “Supernova – Expanda o seu futuro”, que fomenta a discussão a respeito da hipersegmentação dos formatos e canais de venda supermercadista, o Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023 reúne mais de 70 palestras distribuídas em 7 palcos: o Grande Auditório e mais 6 espaços temáticos (Dimensão Humana, E-commerce, Expansão Digital, Novos Formatos, Transformação Estratégica e Varejo Físico). 

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