Em linha com o seu pilar de sustentabilidade e com um sólido planejamento de eficiência energética, o Assaí Atacadista promove uma série de iniciativas para garantir o desenvolvimento socioambiental em um cenário de aumento da demanda por recursos naturais e agravamento da crise ambiental. No terceiro trimestre deste ano, a empresa atingiu a diminuição de 27% de suas emissões no comparativo com o mesmo período do ano anterior, com destaque para a redução de 16% das emissões de gases refrigerantes (as que são provenientes da empresa) e de 65% nas emissões provenientes do consumo de energia elétrica.
O resultado está alinhado ao compromisso da Companhia em reduzir 38% das suas emissões até 2030, tendo como base o total emitido por sua operação em 2015 – sendo que neste ano a Companhia contava com 95 lojas e, atualmente, possui mais de 240 unidades em funcionamento. A meta está atrelada a remuneração variável tanto da média como da alta liderança da empresa, o que inclui CEO e diretores(as), além dos cargos de consultores(as), coordenadores(as) e gerentes de lojas, Centrais de Distribuição e matriz. Além disso, reforça a urgência do tema – segundo relatório divulgado em setembro pela Organização das Nações Unidas, o fornecimento de energia limpa deve dobrar até 2030 para evitar que as mudanças climáticas coloquem em risco a segurança energética global.
“Migramos as nossas lojas para contarmos com uma energia mais limpa, uma vez que no mercado livre, optamos pela utilização de matrizes 100% renováveis. Além disso, é um sistema mais ágil e econômico, permitindo um canal direto entre o fornecedor de energia e o consumidor final”, conta Lucas Attademo, Gerente de Projetos do Assaí.
Os resultados do Assaí são possíveis diante de um comprometimento real com o tema da sustentabilidade, identificando oportunidades a partir de objetivos e metas bem definidas. Uma das principais frentes de trabalho que contribuíram para esse resultado vem da migração da matriz energética utilizada para operação da Companhia. Beneficiou ainda para a redução dos indicadores o avanço de um modelo de loja mais sustentável, que utiliza equipamentos e implantou iniciativas para otimizar o consumo de energia elétrica.