As vendas brutas do Atacadão, bandeira de atacarejo do Grupo Carrefour Brasil, atingiram R$ 17,8 bilhões no terceiro trimestre de 2022, de acordo com a divulgação dos resultados da companhia, lançado nessa terça-feira (25).
De acordo com o Grupo, a mudança no ambiente inflacionário de alimentos impactou os volumes, pois muitos clientes B2B passaram a fazer compras mais fracionadas. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a alimentação em domicílio registrou deflação de -0,9% em setembro com fortes quedas em algumas categorias, como leite (-13,7%) e óleo de soja (-6,3%). Essa mudança no comportamento do consumidor levou a um aumento no número de tickets e no ticket médio. O canal digital, utilizado principalmente por clientes B2B, apresentou tendências semelhantes, mas manteve um alto nível de vendas (2,8% no 3T vs 3,4% no 2T). Apesar do ambiente inflacionário, o Atacadão apresentou crescimento LfL (comparação de vendas entre as mesmas lojas no período atual com as do período anterior) de dois dígitos.
Expansão orgânica
No terceiro trimestre, o Atacadão inaugurou 6 novas lojas Cash & Carry, totalizando 14 novas lojas no acumulado do ano. Como todas as 28 lojas e 1 atacado de entrega adquiridas do Makro completaram mais de um ano de abertura, passaram a ser contabilizadas como LfL e o efeito de expansão voltou a patamares históricos recorrentes.