A Americanas S.A. vai transportar e entregar 75 toneladas de alimentos e água para amenizar o impacto causado nas cidades baianas mais afetadas pelas fortes chuvas que ocorreram e que seguem ocorrendo no sul e no extremo sul da Bahia. Enquanto a varejista contribui com todo o suporte logístico, as doações são arrecadadas pelo UniãoBR — organização de voluntários que atua no apoio a comunidades vulneráveis pelo país —, e pelo G10 favelas — bloco de líderes de impacto de favelas.
Além do transporte de 40 toneladas de alimentos em parceria com o UniãoBR, a companhia também vai entregar 20 toneladas em cestas básicas arrecadadas em favelas em parceria com o G10 Favelas, em São Paulo. As cestas básicas sairão da comunidade de Paraisópolis, sede do G10 e do projeto Americanas na Favela. A Hortifruti Natural da Terra, adquirida neste ano pela Americanas S.A., também está contribuindo com a doação de 15 toneladas de água.
A Americanas S.A. está também estimulando que os seus mais de 50 milhões de clientes ativos contribuam para as doações, sendo que os sites e apps da Americanas, Submarino, Shoptime e as redes sociais das marcas, colocarão no ar a campanha de sensibilização e arrecadação de doações “SOS Bahia”, que contém um QR Code, que direcionará o telespectador à doação direta ao UniãoBR via app da Ame Digital, fintech da Americanas S.A. Todo o valor arrecadado será revertido para a compra de mantimentos, colchões e água para a população baiana.
As ações estão em linha com a estratégia ESG (do inglês ambiental, social e de governança) da Americanas S.A., que prioriza a adoção de iniciativas para a redução das desigualdades no país, com o apoio da robusta capilaridade da companhia.