Com um olhar atento para um modelo de negócios cada vez mais sustentável e o fortalecimento da Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele, do Grupo Beiersdorf, a NIVEA iniciou, em fevereiro, um projeto para educar e envolver pessoas colaboradoras na reciclagem de embalagens. A empresa se uniu à Triciclo da Ambipar Group, para instalar a Retorna Machine em quatro locais: no escritório, em São Paulo (SP), na fábrica, em Itatiba (SP), e nos Centros de Distribuição em Jundiaí (SP) e em Extrema (MG). O objetivo é chamar a atenção dos times para a importância da utilização de recursos circulares ao contar com o ecoponto Retorna Machine para coletar e dar o destino correto de reciclagem a embalagens pós-consumo de produtos NIVEA e Eucerin, além de itens como PET, latas, aço, vidro e plásticos PP/PE.
O projeto de longo prazo é uma iniciativa do Grupo de Afinidade (GA) Sustentabilidade Meio Ambiente da Beiersdorf, um coletivo de pessoas colaboradoras de diversas áreas que atua para trazer mudanças efetivas e fortalecer a cultura interna da companhia. “Segundo o relatório Who Cares? Who does? para a América Latina da Kantar, de outubro de 2022, quase metade dos brasileiros não compreendem conceitos de reciclagem e quais materiais podem ser reaproveitados. Por isso, trouxemos este projeto para abrirmos oportunidades de diálogo, orientar e compartilhar essas informações e contribuirmos na prática do dia a dia para o avanço da nossa Agenda de Sustentabilidade”, diz Guilherme Almeida, diretor de E-commerce e líder do GA Sustentabilidade Meio Ambiente da NIVEA.
A Retorna Machine da Ambipar Triciclo ainda oferece vantagens para quem cria sua conta no site ou aplicativo. A cada retorno de embalagens, a pessoa acumula pontos que podem ser trocados por recarga de celular, créditos de Bilhete Único, descontos na conta de luz, doações para instituições, entre outras. O público de São Paulo consegue encontrar a Retorna Machine em diversas localidades, a exemplo de estações de metrô e, assim, dar o destino correto para as embalagens pós-consumo.
Compromissos globais
A Beiersdorf tem uma série de metas para as marcas do grupo em todo o mundo, inclusive no Brasil, um dos mercados mais importantes para a companhia. Entre as metas ambientais, os desafios a serem conquistados até 2025 são:
- Reduzir em 50% o uso de plástico novo;
- Reduzir em 30% a emissão de gases do efeito estufa em toda a cadeia;
- Neutralizar as emissões de carbono até 2030, por meio da compensação ou compra de créditos;
- Reduzir em 25% o consumo de água na produção;
- 100% das embalagens refil, reutilizáveis ou recicláveis;
- Todos os ingredientes renováveis de fontes sustentáveis e desmatamento zero.
Além dessas metas, a companhia busca identificar outras oportunidades para reduzir o impacto ambiental do negócio para o planeta. Uma das ações no pilar de Sustentabilidade foi reconhecida no começo deste ano: a Beiersdorf recebeu o certificado Compensaid, da Lufthansa Innovation Hub, pela compra de 5.008 quilos de combustível sustentável para aviação, utilizado pela companhia aérea alemã. A iniciativa mitigou a emissão de 14.970 quilos de equivalência em dióxido de carbono (CO2e) em comparação com combustíveis fósseis convencionais.