Impulsionadas por fatores como a Copa do Mundo FIFA de Futebol Masculino e as festas de fim de ano, as vendas registradas em dezembro de 2022 nos supermercados paulistas apresentaram um crescimento de 15%, em relação ao mês de dezembro do ano anterior (2021), e cerca de 22% maior versus novembro (2022). Os dados foram levantados pela Boltis – Inteligência de Mercado, que detectou que o período trouxe ainda um aumento no fluxo de clientes nas lojas de 4% em relação ao período anterior, sendo que o maior impacto se deu no aumento do ticket médio das lojas, que cresceu 17% na ocasião.
Para trazer um “recorte” sobre o desempenho no ponto de venda de alguns produtos no período, a Boltis realizou painel no qual analisou dados de 11 redes de supermercados do Estado de São Paulo, que representam 10% do faturamento do setor. E entre as categorias ou produtos avaliados, as bebidas alcóolicas foram as que tiveram melhor desempenho nas vendas. O crescimento se deu pelo aumento no fluxo de clientes na seção de bebidas, setor dentro dos supermercados que teve um incremento de 44% no período.
Esse movimento fez com que algumas categorias dobrassem ou mesmo triplicassem o número de tickets vendidos de um mês para outro. As bebidas foram seguidas pelo bom desempenho nas vendas de alguns produtos típicos de final de ano, como o panetone, que contribuiu com 37% nas vendas da seção de Mercearia Doce das lojas. “Ao se dividir e analisar a cesta de fim de ano da perspectiva do shopper, bebidas concentraram maior parte das vendas, seguida por proteínas e panetones. Entre as categorias, as bebidas lideraram com 35,2%, seguida pelas proteínas 17%, depois panetones com 15,2%, frutas com 14% e outros produtos. Entre as bebidas, os vinhos tiveram a preferência dos consumidores, com 11,4% no canal, seguidos pelo whisky com 10,4% e depois pela Sidra, com 7,1%”, analisa Daniela Toledo, Head de Client Service da Boltis.
Para o executivo, na era da tecnologia e informação, o bem mais precioso do varejo e da indústria é a informação, que quando compartilhada, se torna um elo de ganhos potenciais para ambos os lados. “Com todos bem informados, a cadeia cresce, ganha margem e dá oportunidade para o desenvolvimento de categorias e segmentos não explorados. Dados transformados em informação proporciona aos dois segmentos – varejo e indústria – mais agilidade, conhecimento e ação”, ressalta Artur Matheu, Head de Operações da Boltis.