O mercado de cerveja está se recuperando no Brasil, segundo dados do mais recente relatório Consumer Insights da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria. De março de 2021 a março de 2022, o ganho de ocasiões para o consumo do produto fora de casa foi de +16% e a queda dentro dos lares foi de 7,9%, o que compactua com o fato de que as pessoas estão saindo mais de casa. Entretanto, mesmo com o avanço da vacinação e o fim de muitas restrições, a frequência do consumo fora do lar ainda não atingiu o nível do pré-pandemia.
A pesquisa indica também que o valor gasto com a bebida fora de casa cresceu 8,6% e diminuiu 6,5% dentro do lar em comparação ao ano anterior, indicando que o hábito de beber cerveja dentro do lar está migrando para o consumo fora. No mesmo intervalo houve um incremento de 1,6% na compra de unidades de cerveja para consumo fora de casa e uma retração de 7,1% dentro do lar, que representam uma variação de –4% no consumo total de unidades de cerveja dentro e fora de casa.
A pesquisa ainda indica que são 5,1 milhões de consumidores a mais nos 12 meses terminados em março de 2022 em comparação ao ano móvel que acabou em março de 2021. Este cenário indica que há mais gente consumindo, porém em menor quantidade, principalmente pelo preço.