Após passado o período de maior restrição social da pandemia, 2021 apresentou queda nas compras de abastecimento, aumento nas compras de conveniência e estabilidade no e-commerce. Os dados são do mais recente relatório Consumer Insights, da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, e apontam mudanças no comportamento do consumidor atual.
Em 2021, as compras de abastecimento representaram menos da metade do volume total comprado pelo brasileiro (49,6%), sendo que este número estava acima da média desde 2019 (52,6%). Isso ocorre por conta de uma maior movimentação nas ruas, que ocasionou também no crescimento de vendas nos canais de atacarejo e de pequeno varejo.
O atacarejo atingiu 73% das casas brasileiras no período, e, apesar da predominância, os novos compradores consomem menos nesse ponto de venda. Já pequeno varejo atingiu mais 7,6 milhões de novos lares compradores em relação a 2019, e hoje representa o maior valor total gasto nos canais de compra de bens de consumo massivo.
No e-commerce, o ritmo inicialmente acelerado estabilizou em um momento em que os casos de covid-19 diminuem e o isolamento social fica mais brando. Em ganhos, o resultado foi positivo no último trimestre de 2021 (+3,6 p.p) em comparação ao mesmo período de 2020, mas negativo em unidades no mesmo período (-26,6%).