Após dois anos do início da pandemia e muitas mudanças de comportamento e rotinas, o estudo Radar Scanntech Brasil revela que no mês de abril o fluxo dos consumidores nos supermercados e atacarejos regionais voltou ao cenário pré-pandemia, assim como o tamanho das compras. Quando a pandemia começou, os consumidores começaram a fazer compras maiores, com menos frequência.
Segundo o Radar, houve um aumento significativo no fluxo de pessoas nas lojas comparado à Abril do ano passado (+9,0%), além de uma estabilização na retração em unidades por ticket (-10,3%). “Se compararmos o mês de abril de 2022 com 2019, o comportamento de compra do consumidor está como antes, com mais visita nas lojas e compras menores. É o novo normal com cara de velho”, comenta Priscila Ariani, Diretora na Scanntech. O ticket em unidades também volta aos mesmos patamares de 2019.
O canal com maior crescimento em faturamento foi o Atacarejo regional, devido ao maior aumento de preços. As cestas que se destacam neste canal são Perecíveis (+15,5%), Mercearia Básica (+14,3%) e Pet (+16,5%), que crescem dois dígitos em valor. Enquanto, Mercearia, Bebidas e Perfumaria vão melhor no Supermercado, retraindo menos em unidades.