Datas comemorativas movimentam o varejo e são cruciais na atração e fidelização clientes de todos os perfis, que estão sempre em busca de lojas que garantam uma experiência de compra positiva e humanizada. Um exemplo disso foi o dia do consumidor, comemorado no dia 15, que teve um aumento de 43% no faturamento nas vendas via e-commerce, em comparação com o mesmo dia de 2022, segundo dados da Rede, empresa de meios de pagamento.
1. Aplique cupons de desconto
De acordo com um levantamento da Octadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores brasileiros têm comprado mais em lojas online do que em lojas físicas. Desse último grupo, 55% afirmam que os cupons de desconto oferecidos pelo comércio eletrônico influenciam a decisão de compra.
2. Invista em campanhas de marketing
O investimento em campanhas de marketing sazonais é um caminho muito percorrido por empresas varejistas, e com grande potencial de trazer benefícios. É importante que as empresas planejem essas campanhas de forma cuidadosa e estratégica, considerando o perfil do seu público-alvo e as particularidades de cada data promocional. Investir em campanhas sazonais sem um planejamento adequado pode levar a resultados insatisfatórios e desperdício de recursos financeiros.
3. Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais já se tornaram uma etapa fundamental na jornada de compra dos consumidores, que as utilizam para avaliar a loja e o produto antes da decisão final. Por isso, é importante manter-se ativo nos canais do seu negócio para gerar engajamento, pois esse pode ser o condutor da conversão e do aumento nas vendas.
4. Mantenha a atenção na experiência do cliente
O foco na experiência do cliente é uma das grandes tendências para o varejo nos próximos anos, e foi reforçada na NRF 2023, a maior feira do setor, realizada em Nova Iorque. De acordo com uma pesquisa da New Voice Media, 58% dos consumidores não voltam a comprar de empresas onde tiveram uma má experiência, ressaltando o dever das marcas em se aprimorar no atendimento e logística, criando boas memórias na mente de seus clientes.
5. Garanta um experiência de compra rápida e intuitiva
O consumidor tem sua atenção disputada diariamente por milhares de empresas ao mesmo tempo. Por isso, a busca pelo produto ideal precisa ser assertiva e rápida para que o consumidor não migre de loja em apenas um clique. Uma opção é investir em ferramentas de automação que ajudam na tomada de decisão e que atendem seus pedidos de busca em milissegundos, como um sistemas otimizados de busca e recomendação.
6. Adote ferramentas de recuperação de boletos
Os clientes possuem perfis de consumo diferentes e nem todos usam cartão ou Pix, por mais atípico que pareça. Os boletos seguem em alta e atendem um público desbancarizado, com a vantagem de não precisar preencher cadastros para emitir o documento de cobrança. Assim, os e-commerces precisam abranger os diferentes públicos e ter soluções que aprimorem suas ferramentas.
7. Invista em novas soluções, como pagamento por recorrência
Aos poucos, o mercado está se normalizando dentro da realidade econômica do pós-pandemia. Muitos brasileiros passaram por desemprego, corte de custos, replanejamento financeiro, entre outras situações. É muito importante que os negócios entendam cada vez mais as necessidades de cada cliente, principalmente daqueles com os orçamentos mais apertados, e invistam em soluções de pagamentos inovadoras para melhor atendê-los. Nesse caso, o pagamento por recorrência pode ser uma ótima opção.
8. Inclua serviços financeiros incorporados para aumentar o alcance das vendas
Os últimos anos trouxeram a oportunidade dos negócios tradicionais investirem em ofertas de serviços financeiros para seus consumidores, visando melhorar a receita e otimizar os processos para fidelização de um cliente. Esses serviços financeiros embarcados são opções de transações digitais inseridas em aplicativos que não são, originalmente, voltados para transações financeiras.
9. Adote sistemas personalizados de logística e distribuição
A logística eficiente é determinante para o sucesso das operações, especialmente em datas sazonais, com alta demanda de entregas. Uma pesquisa realizada pela Dito CRM e o Opinion Box revelou que 54% dos consumidores já desistiram de fazer compras online devido ao longo prazo de entrega dos produtos. Para evitar esses problemas, os players devem adotar estratégias personalizadas, por meio de sistemas tecnológicos de gestão e distribuição de produtos.