Os hábitos de consumo mudaram e se transformam diariamente, conforme o avanço tecnológico, e as compras em supermercados não são exceção nessa realidade. Com o consumo online cada vez mais em alta, diversas redes de supermercados passaram a atuar de forma online, conquistando espaço entre os consumidores.  Mesmo com a volta de uma mínima rotina presencial, o faturamento do comércio eletrônico só cresce. “Como é algo relativamente novo, existem alguns obstáculos a serem ultrapassados, como a parte de logística do processo de vendas”, analisa Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais.

O especialista listou 5 motivos para que os supermercados façam vendas online:

1. Comodidade e praticidade

Ser um consumidor online proporciona economia de tempo, já que para realizar uma compra, apenas alguns “cliques” são necessários. “Todas as plataformas de marketplace, sem exceção, oferecem a opção de entrega a domicílio, situação que promove ainda mais praticidade ao comprador”, comenta.

2. Variedade de produtos

Os marketplaces possuem diversidade de produtos, o que possibilita comprar exatamente o que se procura. Para auxiliar os consumidores a escolherem os produtos, foram desenvolvidas algumas ferramentas. “Por exemplo, quando o cliente faz uma compra no Mercado Livre, é possível usar a ferramenta de filtro para encontrar produtos que estão com frete grátis disponíveis e descontos, entre outros”, explica Garcia.

3. Disponível 24h

É possível realizar compras online a qualquer hora pois, independentemente do horário, há sempre supermercados com produtos disponíveis para entrega imediata. “Essa facilidade é um agente facilitador na vida dos consumidores, já que haverá estabelecimentos acessíveis todos os dias da semana, a qualquer hora. Além disso, existe a opção de comprar via apps como iFood e Rappi, que estão a cada dia mais populares”, afirma o diretor da Petina.

4. Custo benefício

O custo benefício em compras online também costuma ser melhor, pois o comparativo de preços é mais fácil. Também é comum plataformas de e-commerce disponibilizarem cupons com até 50% de desconto. “Além dos cupons, os marketplaces possuem programas de fidelidade. No Mercado Livre, por exemplo, pelo histórico de compras, o cliente desbloqueia descontos especiais”, diz.

5. Múltiplos métodos de pagamento

Um entrave que muitas vezes inibe a compra online é a desconfiança em relação aos meios de pagamento. O trabalho do marketplace ajuda a conseguir aumentar a credibilidade. “Hoje já se vê diversas propagandas como “devolva sem custo”, para o cliente ficar mais confiante. O Pix também facilita bastante, já que muitas pessoas têm receio de registrar seus respectivos cartões de créditos nas plataformas”, finaliza Garcia.

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