A retail tech Involves lançou uma tecnologia que vai facilitar o trabalho das redes varejistas, com destaque para supermercados e farmácias, melhorando a relação com a indústria. O módulo de Pontos Promocionais, integrado ao Involves Doors, faz o gerenciamento de pontos extras — as pontas de gôndolas e também aqueles espaços de destaque no meio das lojas que promovem produtos em promoção. O Involves Doors é um software com inteligência artificial para o varejo que permite melhorar a execução das gôndolas e aumentar as vendas.
Uma das principais dores do varejo é o gerenciamento dos pontos promocionais negociados com a indústria. É comum que operações de varejistas registrem esses acordos de forma manual, por meio de planilhas, que não são atualizadas corretamente, e comprovem a execução por meio de fotos via WhatsApp, o que não é escalável e é sujeito a erros. Entre os problemas mais recorrentes estão a falta de garantia de que os acordos estão sendo executados e o risco de comercialização duplicada do espaço extra, o que pode causar problemas com a indústria. Outra situação corriqueira é a não identificação de pontos disponíveis para negociação, o que leva a perdas financeiras.
“Percebemos que essa era uma demanda urgente dos varejistas. Os pontos promocionais são usados como uma importante estratégia para aumentar o giro de um produto, lançar e comunicar inovações ou promover ações de cross merchandising e comunicar ofertas. A visibilidade dos produtos está diretamente relacionada às vendas e por isso as indústrias investem tanto em exibições adicionais. Assim, esses espaços precisam contar com um gerenciamento muito preciso e eficaz para garantir o aumento das vendas e potencializar o retorno sobre o investimento em trade marketing”, explica Guilherme Coan, CRO da Involves.
Com o Involves Doors todos os pontos promocionais indicados na loja ficam registrados no sistema e o acompanhamento da execução acontece de ponta a ponta, por meio do software. A tecnologia ajuda as equipes de loja a comprovarem a execução dos acordos feitos com a indústria: depois de montar o espaço, é possível registrar a exposição dos produtos na gôndola por meio de uma foto, garantindo, assim, os acordos comerciais com os fornecedores e tornando o processo mais transparente e confiável. A solução foi lançada recentemente, mas já vem sendo utilizada por varejistas, como Peruzzo Supermercados.
Segundo Guilherme, a solução garante mais escalabilidade da operação e a centralização das informações, além de facilitar a comunicação com equipe de loja e back office. “A tecnologia traz mais maturidade para a operação, já que torna automatizada a auditoria dos processos, minimizando erros e criando previsibilidade”.