Não é mais segredo que a pandemia acelerou a inclusão de empresas e clientes na economia digital e essa mudança aconteceu de uma hora para outra para os dois lados. Isto é, as pessoas tiveram que mudar seus hábitos e as plataformas digitais assumiram o protagonismo em todos os segmentos, em especial, o varejo. Prova disso aparece em números registrados pelo superapp Rappi que, segundo Luiz Tavares, diretor da vertical Supermercados do Rappi Brasil, teve aumento referente a cinco anos, em apenas 12 meses.
De acordo com Tavares, esse período serviu como aprendizado para a empresa em diferentes aspectos que são essenciais para o sucesso de um negócio no ambiente digital. “Sempre basear as decisões do negócio a partir dos dados e do feedback dos usuários ajuda a aprimorar os produtos e serviços. E, não menos importante, ser ágil no processo decisório para reagir ao ambiente externo”, diz o diretor da vertical Supermercados do Rappi Brasil.
Hoje, a participação dos supermercados nos pedidos feitos no Rappi no Brasil representa entre 15% e 25% do total e, segundo Tavares, o objetivo da empresa é ser um braço tecnológico para o setor supermercadista, gerando insights, novos serviços e, claro, mais vendas para as lojas. “Estar dentro desse ambiente digital será fundamental para a continuidade dos negócios, seja de um varejista de grande ou pequeno porte”, afirma.
Perfil de consumo e tempo de entrega
Apesar de contribuir com a presença digital de supermercados de diferentes portes, o superapp atende a demanda de cada tipo de loja. Naturalmente, existem diferenças principalmente em relação ao portfólio de produtos disponíveis em lojas grandes e pequenas. “De toda forma, a experiência no aplicativo para ambos têm que ser a mesma, independente do tamanho do parceiro, mudando apenas no que se refere como cada um atua em termos de sortimento disponível, preços e promoções”, conta Luiz Tavares.
De acordo com o executivo, a vantagem principal do Rappi é acelerar a digitalização a partir de um sistema com cada vez mais consumidores e concorrentes. “Conseguimos ter uma leitura imediata do perfil de consumo de cada região e suas microrregiões. Além de abrir mais um canal de vendas para nossos parceiros, levamos a ele os hábitos de consumo de sua região para que ele possa adequar seu portfólio de produtos”, explica.
Um dos aspectos mais importantes e determinantes para a compra online em supermercados é o tempo de entrega. Por isso, o superapp desenvolveu a vertical Turbo como vantagem para os parceiros varejistas. “Realizamos entregas de até 10 minutos pelas nossas dark stores espalhadas pelas cidades onde atuamos. Esta estrutura proporciona mais capilaridade para nossos parceiros, que conseguem levar seus produtos de forma mais rápida”, completa.