A princípio, a Região Sudeste do Brasil iniciou o ano com bom desempenho no e-commerce de varejo no comparativo mensal. As vendas do setor na Região — por mais que sejam as menores nos dados de vendas total por região — expandiram em 17,22% no comparativo de janeiro de 2022 com o mesmo mês de 2021, enquanto que o faturamento, usando a mesma base comparativa, teve alta de 16,44%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento da Neotrust que registra a evolução dos preços do varejo digital brasileiro.

No mesmo período, o desempenho das demais regiões do país foi melhor que o Sudeste em questão do acumulado de vendas dos últimos 12 meses e do faturamento. No acumulado, o saldo geral foi de 33,49% (Norte); 28,87% (Centro-Oeste); 27,35% (Nordeste); 23,19% (Sul). Já no faturamento anual, os crescimentos foram de 33,52% (Centro-Oeste); 33,39% (Sul); 29;93% (Nordeste); e 27,55% (Norte). Ao mesmo tempo, o Sudeste cresceu em 21,11%.

“No primeiro mês de 2022, observamos a mesma tendência de crescimento sustentável das vendas online no Sudeste, já observada nos últimos anos. São sinais fortes do canal online nos hábitos de consumo do brasileiro. Então, agora, esperamos crescimento de dois dígitos no volume de vendas para 2022 em relação ao ano passado”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da Câmara Brasileira da Economia Digital.

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