Em ritmo de Dia dos Pais, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em parceria com a Score Retail, empresa de data retail da B&BPartners.co, realizou uma pesquisa em Julho deste ano com mais de 1300 pessoas em todo o país para descobrir os hábitos de consumo dos brasileiros nessa época.
Neste contexto, 44,9% declaram menos poder aquisitivo, logo, farão menos compras. No restante, 15,7% também afirmou que, apesar do aperto financeiro, vão manter a tradição familiar; 26,6% disseram estar igual aos anos anteriores; 11,6% estão com o bolso melhor, e manterão os hábitos, e 1,2% se disseram estar melhor, por isso vão gastar um pouco mais.
Este ano, 40% da população afirma que gastará entre R$50 e R$150. 18,7% dos brasileiros vai investir entre R$150 e R$250 e 13,7% gastarão até R$50. Além disso, 2 em cada 10 brasileiros não vão comprar presentes nesta data.
“Observamos que os brasileiros tendem a manter as tradições nas datas comemorativas, mesmo com o ticket médio mais baixo que em outros anos. Seja em lojas físicas ou online, os consumidores buscam alternativas de presentes ou formas de manter hábitos já consolidados como os encontros para almoços e reuniões”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou.
Itens mais desejados
Os cinco primeiros listados se dividiram em vestuário (67,2%), calçados (36,4%), perfumes (26,2%), acessórios (19,5%) e comestível (17,8%). A loja física ficou disparada como primeira opção de onde comprar (56,3%), em seguida, a entrega via internet (32,6%); a produção própria do presente (2%), o formato drive-thru (1,1%). As escolhas das lojas foram citadas também: redes de varejo (Americanas, FastShop, Renner, Marisa, etc) por 27,9%; lojas da marca do produto (23,3%); loja de bairro (23%); supermercados/hiper (3%). A indecisão soma 33,9%.
Para o almoço da data, os produtos que ganharam de destaque foram: churrasco (290 menções), carne (239), lasanha (100) e massa (67). “Mesmo com o preço da carne em alta, os consumidores ainda levam em consideração que esse é um tipo de data para reunir a família com fartas refeições. Ainda assim, marcas precisam olhar para esses momentos e desejos, e considerar promover experiências que deixem memórias afetivas nas pessoas”, comenta Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail.